Gabinete de Leitura distribui livros em parklets e Jardim Botânico

Publicada em 28/06/2016 às 17:48

O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa promove, neste sábado (2), o projeto “Ruy na Rua”, distribuindo gratuitamente cerca de 150 livros de diversos gêneros no Jardim Botânico e nos parklets do Centro.

 Livros serão distribuídos gratuitamente


Livros serão distribuídos gratuitamente

O projeto tem a proposta “pegue, leia, repasse”. Os livros vão ter uma etiqueta informando sobre o projeto e vão ser deixados nesses lugares com o convite para que o leitor escolha um para levar para casa, leia e depois o deixe novamente em um lugar público, criando assim um “círculo virtuoso” de leitores. “O objetivo é levar às pessoas o prazer de uma boa leitura e associar isso ao Gabinete, um lugar perfeito para ler, acessar a internet, fazer pesquisas ou levar as crianças”, diz o presidente do Gabinete de Leitura, Flavio Buzaneli. A ação tem o apoio do Jardim Botânico e da Prefeitura.

Entre os livros novos e usados que vão ser distribuídos, doados pelos sócios do Gabinete, estão desde clássicos da literatura, como Machado de Assis, até autores contemporâneos, como Nicholas Sparks, além de infantis e infanto-juvenis. Cada livro traz um adesivo com a explicação do projeto. O texto instrui o leitor: “Este livro é um presente do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Pegue, leia, e repasse! Depois que acabar de ler, deixe em um lugar público”.

O diretor do Jardim Botânico, Renato Steck, fala da importância da iniciativa. “A ideia é de incentivo à cultura e à leitura. O Botânico é um espaço público para educação e contemplação e tem tudo a ver com a proposta.”

O Gabinete de Leitura

Localizado no Centro de Jundiaí, o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa – que completou em 2016 seus 108 anos de funcionamento – conta hoje um acervo de aproximadamente 55 mil volumes e assinatura de 10 jornais e 35 revistas, além de biblioteca infantil, espaço para pesquisa, auditório e sala de computadores com wi-fi; na copa, chá e café estão disponíveis o dia todo, criando um ambiente sempre acolhedor. Saraus e exposições estão entre as ações programadas para reunir associados e manter a referência cultural do gabinete, que está um uma lista de apenas 2 ou 3 no Brasil todo, aponta Flávio Buzaneli.

Serviço
O Projeto “Ruy na Rua” tem a distribuição gratuita de livros neste sábado (2). Às 9h30, começa nos parklets do Centro, na rua do Rosário e calçadão da rua Barão de Jundiaí, perto da esquina com a rua Coronel Leme da Fonseca, e, às 10h30, no Jardim Botânico, na avenida Antonio Frederico Ozanan, 6400.

Para mais informações, o telefone do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa é (11) 4521-6204.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/28/gabinete-de-leitura-distribui-livros-em-parklets-e-jardim-botanico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original