Núcleo Educacional e Cultural é criado no Complexo Argos

Publicada em 01/07/2016 às 18:07

Um local para ser compartilhado pelas secretarias de Educação e Cultura, e de onde sairão diversos projetos em prol da comunidade. Com esse objetivo foi anunciada nesta sexta-feira (1º) a criação do Núcleo Educacional e Cultural Professor Francisco Lírio de Almeida. O espaço, anexo ao Complexo Argos, foi vistoriado pelo prefeito Pedro Bigardi e pelos secretários de Educação, José Renato Polli, e Cultura, Jean Camolezi.

“Esse Núcleo atende as propostas de integração entre as pastas formalizada em 2015, por meio da criação do Programa Arte e Educação, com o intuito de auxiliar na emancipação histórica e a livre circulação das ideias, proporcionando a formação de sujeitos autônomos e críticos por meio de oportunidades culturais. Além disso, procura fortalecer ações culturais e educativas na cidade de Jundiaí”, explicou o secretário de Educação.

Prefeito e secretários no Núcleo de Educação e Cultura

Prefeito e secretários visitaram o local na tarde desta sexta (1)

Segundo o prefeito Pedro Bigardi, a criação do Núcleo é uma proposta inovadora, já que será o primeiro a ser administrado e compartilhado pelas áreas, com agenda definida conjuntamente.

“Isso é um grande avanço. A gente tem trabalhado na tentativa de aproximar essas duas áreas, cultura e educação, por meio de atividades, projetos e eventos para a comunidade. Agora as pastas farão ações compatibilizadas no mesmo espaço físico. O local, um patrimônio da cidade, além de ter a cara da educação e da cultura, é bem localizado, é de fácil acesso”, frisou.

O secretário de Cultura destacou que os Ministérios da Educação (MEC) e Cultura (Minc) já defendem uma união maior entre as áreas. “Cabe aos municípios colocar em prática e Jundiaí se torna pioneira ao proporcionar formação integral. Isso é necessário para a sociedade atual construir novos conceitos.”

Estrutura
O prédio que abrigará o Núcleo passa por obras de restauro. “Os investimentos provindos das duas pastas estão sendo direcionados também para que as melhorias atendam aos interesses de preservação do patrimônio histórico. Recentemente, solicitamos junto ao Departamento de Patrimônio Histórico a abertura de um processo de tombamento do Complexo, que deverá ser analisado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac)”, acrescentou Polli.

O local conta com amplo anfiteatro, sete salas, atelier, refeitório, cozinha, dispensas e depósitos. Inicialmente, abrigará os Núcleos de Artes e Educação e de Educação Sóciocomunitária da Secretaria de Educação e atividades previstas no Programa Arte e Educação, como oficinas culturais, cursos de formação para artistas de diversas áreas, ensaios e apresentações culturais. A Secretaria de Cultura promoverá oficinas e ensaios de coral e teatro no local e vai começar a discutir um edital de ocupação pública do espaço.

Roberta de Sá
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/01/nucleo-educacional-e-cultural-e-criado-no-complexo-argos/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original