Unidade de Saúde do Tarumã volta ao antigo endereço

Publicada em 01/07/2016 às 17:23

O número 980 da rua Rio de Janeiro, no Jardim Tarumã, volta a abrigar a partir de segunda-feira (4) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Quem esteve na entrega da obra, nesta sexta (1º), pôde conferir a completa mudança pela qual o espaço passou. O novo prédio com 420 m², ampla recepção, consultórios médicos e odontológico, salas de vacina, de enfermagem e de dispensa de medicamentos e banheiros com acessibilidade, nem de longe lembra o antigo imóvel de 160 m² onde os pacientes eram atendidos até dois anos atrás.

Sala de atendimento da UBS Tarumã

Prédio tem espaços amplos e novos consultórios

Além da ampliação e modernização dos espaços, outra mudança importante é o novo ambiente para o atendimento odontológico. Até então os pacientes do bairro tinham de se deslocar para a unidade do Jundiaí Mirim. “Há muitos anos a população do bairro buscava por isso, especialmente pela inclusão da odontologia, pois o antigo prédio não comportava. Era tudo muito antigo e tínhamos dificuldades de espaço até para desenvolver as atividades e os grupos”, contou a enfermeira e gerente da unidade, Fernanda Lia Rodrigues França.

Fachada da nova unidade de saúde Tarumã

Unidade de saúde triplicou de tamanho

Segundo ela, a nova estrutura vai proporcionar melhora tanto no acolhimento e conforto dos pacientes quanto para a equipe de funcionários.

“Essa é uma conquista para os moradores, que são bastante atuantes junto ao Conselho Gestor da UBS, em especial o senhor João Osni Cunha, uma das figuras mais importantes nesse processo”, lembrou Fernanda. Em 2015, a UBS Tarumã fez cerca de 14 mil consultas e atendimentos.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, destacou que a UBS Tarumã está preparada para oferecer o atendimento que o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza para a atenção básica, com atendimento da enfermagem ao serviço odontológico. “A ampliação e reforma foram essenciais para um atendimento de qualidade”, ressaltou Casarin.

A partir de segunda-feira (4) a UBS Tarumã volta a funcionar na rua Rio de Janeiro, 980.

Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/01/ubs-taruma-volta-para-antigo-endereco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original