Saúde prepara profissionais para Gestão Autônoma de Medicação

Publicada em 14/07/2016 às 18:37

A aula inaugural do minicurso “Gestão Autônoma de Medicação” (GAM), ministrado pela Associação Florescendo a Vida de Usuários, Familiares, Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Campinas (Aflore), está marcada para segunda-feira (18), das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí. O evento conta com a parceria do grupo de saúde coletiva e saúde mental Interfaces, da Unicamp, e é promovido pela Secretaria de Saúde e Escola de Governo e Gestão de Jundiaí.

O minicurso será destinado a um grupo de 60 profissionais da rede municipal de saúde da cidade com objetivo de prepará-los para a implementação do Guia de Gestão Autônoma da Medicação de Jundiaí. Mas a aula inaugural, nesta segunda, será aberta para todos os profissionais da cidade e região e estudantes interessados em conhecer a nova ferramenta.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Saúde alerta para ação de golpista na cidade
Mudança no pronto-socorro do São Vicente começa em 1º de agosto

A coordenadora da Saúde Mental, Ana Thomé

A coordenadora da Saúde Mental, Ana Thomé

A Gestão Autônoma de Medicação propõe ferramentas concretas para enfrentar a dependência de medicamentos pelas práticas de saúde mental, com base em dois princípios fundamentais: o direito à informação e o direito a aceitar ou recusar os tratamentos. Busca ainda que as pessoas que se utilizam de psicofármacos sejam mais críticas com o uso, que conheçam melhor os medicamentos e seu efeitos.

“O Guia GAM Brasil se coloca no cenário de desconstrução das práticas manicomiais e asilares, recolocando a questão do uso de medicamentos no contexto do tratamento. Abre a expectativa de ampliar as dimensões consideradas nos processos de avaliação e intervenção em saúde mental, possibilitando a apropriação para que os usuários se aproximem de uma medicação que lhes convêm”, destaca a coordenadora da Saúde Mental de Jundiaí, Ana Thomé.

A aula inaugural visa colaborar para qualificação das equipes de trabalho para operarem singulares processos de produção de protagonismo e autonomia dos sujeitos em tratamento. A aula será ministrada por Luciana Togni de Lima e Silva Surjus, terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Pública, doutora em Saúde Coletiva e professora colaboradora da Unicamp.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/14/saude-prepara-profissionais-para-gestao-autonoma-de-medicacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original