Passagem da Tocha não teve custos para o município

Publicada em 22/07/2016 às 12:02
Marcel foi o primeiro condutor

Marcel foi o primeiro condutor

A Tocha Olímpica foi recebida com emoção e festa na manhã desta quinta-feira (21), em Jundiaí, 80º município brasileiro a prestigiar o revezamento. Os 42 condutores percorreram 9,5 quilômetros de diversas ruas e avenidas do município e foram recepcionados com palavras de carinho e aplausos da população. O evento não teve custos para a Prefeitura.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, João Maffia, os patrocinadores Coca-Cola, Bradesco e Nissan arcaram com todos os gastos do evento. “Isso ocorreu em Jundiaí e em todas as cidades brasileiras que receberam a Tocha. O município apenas se inscreveu e foi escolhido pelos organizadores”, esclareceu, lembrando da importância do momento para cidade. “É histórico. O sentimento é de honra. A tocha simboliza a congregação entre povos e as Olimpíadas traduzem isso.”

Vanessa Menga foi uma das participantes do revezamento

Vanessa Menga foi uma das participantes do revezamento

Entre os participantes do revezamento estava Marcel de Souza, de 59 anos, que esteve em cinco olimpíadas – quatro defendendo a seleção brasileira de basquete e uma como comentarista. “É algo bem diferente de tudo o que já fiz. Foi uma surpresa ser o primeiro condutor”, comentou ele, que iniciou o trajeto com a tocha no Paço Municipal.

Diferentemente dele, que tem estrada longa quando o assunto é Olimpíada, o ciclista Artur Simioni, de 14 anos, que nasceu em Jundiaí e hoje compete por Criciúma, sonha com os Jogos. “É emocionante estar aqui nesse momento histórico. Torço para estar nas próximas competições.”

LEIA TAMBÉM AS NOTÍCIAS SOBRE OS JOGOS REGIONAIS DE AVARÉ 2016

Passagem da Tocha foi marcada pela emoção

Passagem da Tocha foi marcada pela emoção

O sonho de Artur já está perto de ser realizado pelo atleta de polo aquático Rudá Franco, de 29 anos, que vai defender o País nas Olimpíadas Rio 2016. “Fiz uma pausa na concentração para participar desse momento histórico. Foi uma honra, muito emocionante, mas o foco agora é nas medalhas”, destacou ele que, assim que concluiu o revezamento, embarcou para Salvador para se juntar à equipe.

Quem deixou a emoção rolar solta foi a chefe da equipe de handebol brasileira, Rita Orsi, que amanhã parte para os Jogos no Rio de Janeiro. “Foi um momento marcante na minha vida. Veio muita coisa na cabeça, como as dificuldades, conquistas e todos os que ajudaram a modalidade a se desenvolver na cidade. Foi um momento fantástico e alegre. Jundiaí está de parabéns pela festa.”

Entre os participantes do revezamento estavam a ex-jogadora de basquete Magic Paula; a ex-tenista Vanessa Menga; Kelly Barreto, que vai disputar as paraolimpíadas na modalidade arremesso de peso; Elza Marina, da natação; Clóvis de Campos, o Bigode, torcedor do Paulista; entre outros.

Magic Paula se emocionou durante o trajeto

Magic Paula se emocionou durante o trajeto

Público
E a alegria pela passagem da tocha não ficou apenas com quem a conduziu. Famílias se reuniram nos pontos de passagem para aplaudir e prestigiar o evento. “Quando vamos poder ver isso novamente? É histórico e muito bonito. Impossível perder”, comentou Débora de Souza Carvalho Porto, que levou sobrinhos e primos para curtir o momento da passagem da tocha no Paço Municipal.

Assim como ela, Katia Melo dos Santos reuniu a família para a festa. “É importante mostrar às crianças que o esporte é um caminho que pode mudar a vida das pessoas. Olimpíada é festa e também educação.”

Na multidão, quem chamou a atenção foi José Carlos Correia Marques, o Zeca Rocêro. Ele levou à festa ingressos para os jogos, coleção de moedas e selos, além de uma réplica da tocha. “Sou professor, vim aqui para registrar tudo e depois expor para os alunos. Sou apaixonado por esporte e tudo o que ele traz de bom à vida das pessoas. O momento é de celebração.”

Eventos culturais no Paço Municipal e grande participação popular deram colorido especial ao evento

Eventos culturais no Paço Municipal e grande participação popular deram colorido especial ao evento

O evento é patrocinado pela Nissan, Bradesco e Coca-Cola. Os condutores da tocha foram escolhidos pelas empresas.

Passagem
O revezamento da tocha olímpica começou no Paço Municipal e seguiu pela Avenida Nove de Julho, vias do Anhangabaú, Ginásio Doutor Nicolino de Lucca (Bolão), Avenida Jundiaí, Centro e Ozanan. O prefeito Pedro Bigardi destacou o orgulho do município em receber o evento. “A tocha olímpica é um dos símbolos mais respeitados da nossa história, é considerada sagrada. Por isso, o momento é um marco para Jundiaí.”

 
Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ

Mosaico

Mosaico


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/22/passagem-da-tocha-nao-teve-custos-para-o-municipio/
Leia mais sobre ,