Jundiaí celebra Dia Nacional do Agricultor nesta quinta-feira (28)

Publicada em 25/07/2016 às 14:20

A Prefeitura de Jundiaí recebeu o convite para uma cerimônia de agricultores do município em homenagem ao Dia Nacional do Agricultor nesta quinta-feira (28). O evento será na capela do bairro rural São José da Pedra Santa, com missa às 19h30 e posterior confraternização colaborativa no local.

LEIA TAMBÉM
Fumas abre inscrições para 48 unidades habitacionais
Exposição ‘Acrópole’ amplia período de visitação na Pinacoteca até o sábado (30)

Data homenageia o agricultor

Data homenageia o agricultor

O Dia Nacional da Agricultura tem como referência a data de criação do Ministério da Agricultura em 1960, ainda na gestão do presidente Juscelino Kubitschek. É antecedido na mesma semana pelo Dia do Agricultor Familiar, comemorado em 25 de julho.

Conhecida em todo o país como Terra da Uva a partir da primeira metade do século XX, quando se tornou o “berço” mundial da variedade Niagara Rosada, o município de Jundiaí tem registros escritos dessa prática agrícola desde os anos 1650 com a colonização portuguesa que ocupou essa antiga área indígena.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a estimativa é de 1,5 mil propriedades rurais no município, formando um cinturão verde e de mananciais de água (que inclui também as serras do Japi e dos Cristais).

Além da viticultura, a cidade se destaca também por outras frutas, como o caqui, hortaliças, verduras e tubérculos em variedades convencionais ou orgânicas e vive um crescente movimento de agricultura urbana em quintais, jardins e até cultivos verticais.

O crescimento da presença do setor tem ocorrido no município com a retomada do formato comunitário da Festa da Uva, o crescimento do turismo rural (com rotas e apoio técnico), a implantação de subsídios ao seguro agrícola, as análises de solo ou os preparativos de cadastro ambiental rural, a multiplicação de feiras, varejões e pontos de venda direta do produtor e até mesmo com o pagamento de serviços ambientais (PSA) presente na nova lei 8.683 elaborada no Plano Diretor Participativo.

E também com outras conquistas recentes do próprio setor ou junto a setores estaduais como a seleção eletrônica de caqui na Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias ou o inédito envazador móvel da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho, além do primeiro curso técnico estadual de viticultura e enologia na Escola Técnica Benedito Storani.

O evento para lembrar o Dia Nacional do Agricultor conta também com o apoio da Associação Agrícola de Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/25/jundiai-celebra-dia-do-agricultor-nesta-quinta-feira-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original