Portal do Turismo divulga inventário municipal com diversas atrações

Publicada em 02/08/2016 às 11:57

Um extenso Inventário Turístico de Jundiaí, uma das peças que reforçam o destaque do município no novo Mapa de Turismo do Estado de São Paulo, com levantamento de 504 páginas, com base em 2015, e milhares de informações sobre a cidade e suas atrações e potenciais nessa área, está sendo disponibilizado para a comunidade pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é destaque no novo Mapa Turístico do Estado de São Paulo
Programa Jundiaí Feito à Mão promove edições especiais de agosto

Paisagens rurais (foto) e atrações urbanas reforçam turismo local

Paisagens rurais (foto) e atrações urbanas reforçam turismo local

O esforço aborda aspectos como o turismo cultural, as festas, a gastronomia, os museus, o vinho, a Serra do Japi, o turismo rural, a infraestrutura turística, os atrativos turísticos, as distâncias e as rodovias de acesso. Abrange também a história do município, a origem do seu nome, os “primórdios” e um resumo dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, a imigração italiana, a ferrovia, as grandes festas, a cidade atual, a terra da uva, os símbolos, o brasão bandeira e hino, os aspectos geográficos, os mananciais, o seu território como área de proteção ambiental, a legislação, o índice de desenvolvimento humano e aspectos de educação, saúde, saneamento, transporte, esportes e economia. E também sua inserção regional no Circuito das Frutas e na região turística estadual do Bem Estar.

VEJA O INVENTÁRIO

A versão é de 2015, mas forma a base para novas atualizações, e pode ser vista no Portal do Turismo em www.turismo.jundiai.sp.gov.br, que é uma das ferramentas do setor ao lado das Rotas Turísticas e do Posto de Informações Turísticas. Criado no último trimestre de 2014, acumula mais de 100 mil visualizações em suas páginas.

Além do inventário, as atrações estão organizadas nesse portal por categorias como: Atrativos Turísticos (adegas, artesanato, ecoturismo, empório, expresso turístico, festa da uva, lazer, museus e parques municipais), Gastronomia (organizado por seu tamanho em tipos de estabelecimentos), Hospedagem e Serviços.

Também podem ser encontradas as informações gerais (Conheça Jundiaí, Como Chegar) e os dados institucionais (Plano Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Circuito das Frutas, incluindo o Inventário).

Para a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, o crescimento do setor econômico reflete uma valorização conjunta da cidade pela comunidade e pela iniciativa privada rural e urbana que formam o “trade”, em conjunto com as políticas públicas na área. A diretora Marcela Moro, por outro lado, aponta a profissionalização do setor como um dos pontos de destaque nesse processo.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/02/portal-do-turismo-divulga-inventario-municipal-com-diversas-atracoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original