‘Meninos do Brasil’ levam taça do Campeonato Aberto de Futebol Sub13

Publicada em 13/08/2016 às 17:32

Com muita emoção, mais uma edição do Campeonato Aberto de Futebol de Campo Sub13 foi finalizada, neste sábado (13), no Centro Esportivo Romão de Souza, na Colônia. Este ano a competição homenageou o ex-jogador Wilson Roberto Baialuna, o Xisté. Quem levantou a taça foi o time dos Meninos do Brasil/Audax 3 após jogo difícil contra o AABB Amarelo. A vitória veio nos pênaltis por 6 a 5.

O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, acompanhou o evento e destacou o principal papel do campeonato. “O nosso objetivo é promover o esporte como ferramenta social, de inclusão, educação e cidadania. Ver um campeonato com todo esse potencial sendo encerrado mais uma vez com sucesso é muito gratificante. Obrigado a todos os envolvidos, equipes, pais e professores, e principalmente o Xisté, que fez muito pelo futebol jundiaiense e hoje incentiva iniciativas como a nossa”, concluiu.

Meninos do Brasil levaram a melhor em jogo difícil contra o AABB

Meninos do Brasil levaram a melhor em jogo difícil contra o AABB

A ansiedade da partida pôde ser notada pela emoção dos atletas em campo. Arthur Rocha da Silva, de 13 anos, foi um dos que mais vibraram durante o jogo e revelou a razão da euforia. “Quando começamos o campeonato, não estávamos entrosados. Por isso, foi um começo muito ruim e falavam que nós não íamos passar nem da primeira fase. Agora, a gente provou que podemos ser melhores e a alegria não cabia em mim”, disse o jovem, que herdou a paixão pelo futebol do pai.

Também foi definido o terceiro lugar entre Nacional e Clube Jundiaiense, com a vitória do Nacional no tempo normal por 2 a 0. “Nossa maior preocupação é a formação. Sempre falamos para os meninos que, dentro do futebol, podemos ser várias coisas, mas seja como for, temos de manter o respeito, a humildade e o caráter acima de tudo. O esporte ensina isso, e é muito importante que eles tenham isso em mente, tanto na vitória quanto na derrota”, disse o técnico do Nacional, Marcos Pereira.

O campeonato homenagou Wilson Roberto Baialuna, o Xisté

O campeonato homenagou Wilson Roberto Baialuna, o Xisté

Patrono
Xisté nasceu em Jundiaí e foi na cidade que desenvolveu seu talento pelo futebol. Em 1970 integrou uma seleção amadora jundiaiense que enfrentou o Paulista em amistoso local. A partida terminou empatada sem gols, mas o Paulista resolveu chamar dois jogadores do adversário para testes: Formiga e Serginho Chagas. Como Formiga não foi, Xisté acabou sendo aprovado e assinou contrato de dez meses com o clube.

Depois do Paulista, atuou em diversos times, como Palmeiras, Rio Preto, Ceub, ABC de Natal, Atlético de Goiás, Fernandópolis, Taquaritinga e EC Campo Limpo, onde encerrou a carreira, pois, com saudade da família, viu a possibilidade de aposentar as chuteiras perto de casa e no auge de seu rendimento. Hoje, com 66 anos, é servidor público da Prefeitura e atua no Centro Esportivo José Brenna, o Sororoca.

“Só quero agradecer a todos pela oportunidade de vivenciar esse momento, principalmente os educadores que trabalham duro para ensinar muito mais que uma modalidade, mostrar um jeito diferente de viver para esses meninos. A honra é minha em emprestar meu nome para um evento tão bacana quanto esse”, disse o ex-jogador.

Até a entrega das medalhas foi feita de forma a integrar e reforçar o espírito de união entre as equipes. Cada jogador segurava uma medalha e a colocava no pescoço de outro do time adversário, assim também com os técnicos.

MAIS ESPORTE
Já no domingo (14), as categorias Sub10 até o Sub17 do futsal masculino participam de mais uma rodada do Campeonato Estadual da Série A1. Os jogos têm início às 8h30 na quadra do Ginásio Romão de Souza.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/13/meninos-do-brasil-levam-taca-do-campeonato-aberto-sub13/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original