Congresso na FMJ começa com mais de 300 profissionais de saúde

Publicada em 23/08/2016 às 16:50

Cerca de 300 pessoas estiveram nessa segunda-feira (22) no auditório Pedro Fávaro, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, para a solenidade de abertura do 3º Congresso Integrado de Saúde (III CIS – FMJ). A grande surpresa foi a palestra do representante da Unesco no Brasil, José Thomé, que enfatizou o conceito de saúde. “Saúde é qualidade de vida. O médico se gradua hoje não só para tratar doença, mas também para trabalhar com prevenção e com assistência.”

Thomé comentou sobre o papel do médico e relacionou tudo com o conceito “Ecobioética”. “Saúde quer dizer segurança, urbanismo, educação, portanto estejam preparados, pois o paciente depende do nosso conhecimento. A Ecobioética engloba todas essas áreas baseadas em desenvolvimento sustentável”, concluiu.

LEIA TAMBÉM
Faculdade de Medicina de Jundiaí promove a Semana do Corpo Humano em outubro

O presidente do congresso, Professor Evaldo Marchi, falou do imenso prazer em receber um representante da Unesco e da oportunidade única de se atualizar, se aprimorar e se confraternizar.

Nesta terça-feira(23), o dia foi dedicado à obesidade, anemia falciforme, anticoncepção, mama e idoso. À noite, resultados atualizados na área de Ginecologia e Obstetrícia, enfatizando reprodução assistida e prematuridade, vão ser expostos pelos médicos João Bosco, Edson Borges, Ricardo Tedesco e Renato Passini.

Nesta quarta-feira (24), o simpósio é em conjunto com a Escola Superior de Educação Física (Esef) e abordará temas como dietas ideais, complementos alimentares, nutrição e envelhecimento, exercício físico e terceira idade. As atualizações em pesquisa terão como foco a onco cirurgia, ministrada pelo médico Evaldo Marchi.

Nesta quinta-feira (25), é tudo na prática, os congressistas participarão de oficinas reais: Reanimação Cardiorrespiratória e Punção em bebês; Otoscopia (exame do canal auditivo); Fundo de olho; Punção Lombar; Biópsia de pele; Gesso e Fixadores externos, Acupuntura, Trauma, Intubação, Suturas e Videolaparoscopias. Na atualização em pesquisa, o tema será Zika Vírus e o palestrante Saulo Passos.

Ainda na quinta (25), entre 18h30 e 20h30, alunos do ensino médio e fundamental participam de oficinas práticas que incluem temas como anatomia, lâminas na histologia e reanimação.

A sexta (26), o último dia, é dedicado ao Fórum de Iniciação Científica e Pós-Graduação. Para participar, é necessário inscrever-se através do site do congresso.

Para encerrar a semana científica, o convidado é o presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, Sigisfredo Brenelli, que vai falar sobre Bioética e Comunicação.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/23/congresso-comeca-com-mais-de-300-profissionais-de-saude-e-vai-ate-sexta/