Pinacoteca ganha acervo da artista Heloísa Sandoval Gregori em setembro

Publicada em 23/08/2016 às 16:23
Acervo foi doado à Pinacotaca para preservação da memória cultural da cidade

Acervo foi doado à Pinacotaca para preservação da memória cultural da cidade

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe a exposição “Matéria de Poesia”, da artista plástica Heloisa Sandoval Gregori, a partir de 6 de setembro. As obras foram doadas pela artista para fazerem parte da memória cultural da cidade.

O acervo é dividido em três salas da Pinacoteca, que formam um todo na concepção da artista. As peças são de diversos trabalhos, que percorreram museus, mostras e demais eventos durante os últimos anos: “Do Silêncio e das Coisas”, “Matéria e Poesia” e “Aqua”.

Do primeiro trabalho, já exposto no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa em 1999, o “Do Silêncio e das Coisas” traz uma série de obras compostas por Pergaminhos e Breviários, constituídos por rolos e pequenos livros.

Em seguida, na sala denominada “Matéria de Poesia”, título de poema de Manoel de Barros, estão expostas diversas obras, entre elas “Fragmentos: Matéria de Poesia”, que inclui frases e textos do poeta entre os fragmentos de desenhos, monotipias, fotos, gravuras e colagens.

LEIA TAMBÉM
‘Múltiplas Temporalidades’ revela antiga Jundiaí no sábado (27)
Semana do Idoso prepara programação para 19ª edição em setembro
Inscrições para ‘Projeto Oficinas Culturais 2016’ vão até a terça-feira (30)
Orquestra Jazz Sinfônica se apresenta no Teatro Polytheama neste sábado (27)

A obra “Bestiário” faz parte do primeiro trabalho “Do Silêncio e das Coisas”

A obra “Bestiário” faz parte do primeiro trabalho “Do Silêncio e das Coisas”

Já na última parte da exposição, intitulada “Aqua”, seguem trabalhos com luz: três backlights, no piso – Poças de Luz, que remetem às águas, que refletem a luz; em uma tela-casulo são projetadas imagens fluidas e coloridas em acetato, que se fragmentam nos planos da tela.

Mais
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Heloisa Sandoval Gregori cursou, no final da década de 50 e início de 60, sua formação de Professores de Desenho, curso ligado inicialmente ao Museu de Arte de São Paulo e posteriormente à Fundação Armando Álvares Penteado.

Como artista participou de diversas exposições em salões, museus e galerias, dos quais destacam-se: Bienal Nacional de Santos, MAC- Campinas, Instalação no 24º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, Fundação Cultural de Curitiba, Poesia Intersignos no Paço das Artes e galeria Gravura Brasileira.

A mostra segue até 1º de outubro, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, na rua Barão de Jundiaí, nº 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586 – 2326.

Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/23/pinacoteca-ganha-acervo-da-artista-heloisa-sandoval-gregori-em-setembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original