Começa a campanha contra raiva animal em Jundiaí

Publicada em 27/08/2016 às 20:52

A Campanha de Vacinação Antirrábica começou neste sábado (27) e segue até 14 de setembro, exceto aos domingos, em 80 postos fixos e 44 itinerantes. A expectativa é de vacinar 46 mil animais, entre cães e gatos, que tenham mais de três meses de idade. São atendidos machos e fêmeas, inclusive no cio, amamentando ou prenhes. Já os animais em tratamento dependem de autorização do veterinário responsável.

CONFIRA OS POSTOS FIXOS E OS POSTOS ITINERANTES DA CAMPANHA

Vacinação é rápida e indolor, mas pede preparativos

Vacinação é rápida e indolor, mas pede preparativos

O trabalho realizado no primeiro dia envolveu 14 bairros em postos fixos, mas a campanha conta também com postos itinerantes em datas específicas ao longo de seu período de implementação. Durante esse período também a Unidade de Vigilância de Zoonoses vai manter um posto permanente em sua sede, na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Gatos também são alvo da campanha

Gatos também são alvo da campanha

Para o atendimento, todos os animais devem ser levados por um adulto e estarem com coleira e guia, no caso dos 41 mil cães previstos, ou em caixa de transporte ou em fronhas ou saco de estopa, no caso dos 5 mil gatos previstos. Não são fornecidas vacinas para aplicação em casa.

Jundiaí não registra casos de raiva em animais na cidade desde a década de 1980. Por esse motivo, a vacinação é importante de ser mantida em dia porque existe um ciclo de transmissão da doença por algumas espécies de morcegos, que embora importantes para algumas funções ecológicas, podem introduzir a doença para animais domésticos com que tenham contato.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/27/comeca-a-campanha-contra-raiva-animal-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original