Ações contra o suicídio marcam ‘Setembro Amarelo’

Publicada em 01/09/2016 às 16:15

Em todo o mundo, setembro é o mês de atenção ao autoextermínio, tendo seu ápice no sábado (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que por ano mais de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo. É mais gente do que todos os mortos em guerras, vítimas de homicídios e desastres naturais. “A cada 40 segundos morre uma pessoa por desistir da vida. Esses números precisam ser conhecidos para que suicidas e suas famílias busquem ajuda imediatamente. Quando o assunto é a morte planejada, ninguém é culpado, mas todos vítimas”, alerta a psiquiatra Maria Cristina de Stefano, que perdeu o filho Felipe de 34 anos por suicídio e, desde então, tem trabalhado na prevenção por meio de palestras para especialistas da área de saúde, estudantes universitários e membros de entidades.

LEIA TAMBÉM
HU promove a palestra ‘Promoção da vida e prevenção do suicídio’

Exposição ‘Suicídio: a epidemia calada’ traz quadros pintados por Felipe

Exposição “Suicídio: a epidemia calada” traz quadros pintados por Felipe, filho de Maria Cristina de Stefano

Apesar da redução do número de situações de suicídio ao longo do último ano, o município vem olhando com muito cuidado para esta grave questão de saúde pública. Dentro deste esforço, a Secretaria de Saúde vai promover uma capacitação para os trabalhadores da rede de saúde. A aula inaugural da Capacitação em detecção, prevenção e atenção aos casos de suicídio está marcada para a sexta-feira (16), das 9h às 17h, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

A iniciativa tem como principais objetivos auxiliar os profissionais da rede de saúde a compreender o fenômeno das tentativas de suicídio e do suicídio sob a ótica da atenção psicossocial; desenvolver estratégias de cuidado e intervenção em situações de crise e desenvolver estratégias de prevenção ao suicídio e promoção de saúde em rede.

Solidariamente, outros grupos se somam a esta iniciativa, a partir de ações relacionadas à campanha do Setembro Amarelo, como a distribuição de laços amarelos (símbolo da campanha) feita nesta na manhã desta quinta-feira (1º), na Praça Governador Pedro de Toledo.

Os times da cidade também estão apoiando a campanha. Flag Football, Wally’s, Paulista e Ocelots entrarão em campo com a faixa da campanha e mudarão os perfis nas mídias sociais alertando os seus seguidores sobre a importância do diálogo para prevenir casos de suicídio.

Exposição
Entre segunda (19) e quinta-feira (29), a Biblioteca Municipal recebe a exposição “Suicídio: a epidemia calada”, com os quadros pintados por Felipe, filho de Maria Cristina. “É mais um reforço para a campanha de prevenção. Que possamos com tal exposição de arte e da vida salvar mais pessoas”, assinala Maria Cristina. Nas obras, Felipe registra silenciosamente o agravamento de seu sofrimento psíquico.

Ombro amigo
Recentemente, o Grupo de Apoio à Vida (GAV) de Jundiaí expandiu-se em Centro de Valorização da Vida (CVV) e até o começo do mês de setembro deve passar a receber ligações através do 188. O número é geral para o País e gratuito para quem liga.

Além disso, os atendimentos para quem tem pensado em se suicidar ou está precisando de ajuda podem ser feitos presencialmente na Avenida União dos Ferroviários, n° 2222. Sobre esses centros, Maria Cristina explica que têm sido responsáveis por reduzir o número de vítimas do suicídio.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/01/acoes-contra-o-suicidio-marcam-setembro-amarelo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original