Instituições detalham critérios de indicação geográfica da Niagara Rosada

Publicada em 08/09/2016 às 17:47

A criação de selo internacional do mecanismo chamado IG (Indicação Geográfica) para a uva Niagara Rosada, surgida de mutação somática espontânea em Jundiaí e região no ano de 1933, avança com encontros técnicos para a definição de critérios que devem ser testados na safra 2016-2017.

Os trabalhos abrangem a Associação Agrícola de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí, o Ministério da Agricultura, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Cooperativa Agrícola do Vinho (AVA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Escola Técnica Benedito Storani (Centro Paula Souza), além de produtores.

LEIA TAMBÉM
Regiões originárias motivam identidade da Rota da Cultura Italiana

Reunião de instituições debate critérios de IG

Reunião de instituições debate critérios de IG

“O processo está colocando pesquisadores e agricultores trabalhando ainda mais próximos”, destaca a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, que conta com as equipes de agronegócio e de turismo nesse tema.

Com o cenário de oferecer um caminho duplo para os produtores (o mercado convencional e o mercado seletivo), o selo está sendo discutido em detalhes de critérios para condução do cultivo, podas, colheita, indicadores de cor, sabor, acidez e textura e também para apresentação, embalagem e logística.

O IG é um mecanismo adotado em muitos países, como a França, e também presente em diversas regiões brasileiras, como no Rio Grande do Sul, relacionado a questões de transparência, qualidade e sustentabilidade. De acordo com os técnicos participantes, acrescenta uma alternativa nova para o cenário tradicional desse cultivo, que segue como outra opção.

A reunião dessa quinta-feira (8) foi no Centro de Fruticultura do IAC.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/08/instituicoes-detalham-criterios-de-indicacao-geografica-da-niagara-rosada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original