Semana do Idoso 2016 traz palesta e coral na abertura
Publicada em 16/09/2016 às 16:21Com uma inédita audição pública do Coral do Centro de Convivência do Idoso (Criju) para a música “Beija Flor”, de Bento Juliano, a 19ª Semana do Idoso de Jundiaí teve abertura nesta sexta-feira (16) com uma programação de mais de uma centena de atividades que prosseguem até a próxima sexta (23).
O tema do evento em 2016, que é ‘Convívio Familiar e Comunitário: Revelando Histórias’, destacado por diversos gestores da Prefeitura de Jundiaí (Saúde, Educação, Esportes, Desenvolvimento Social, Comunicação), da Câmara Municipal e do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).
“A semana ganhou mais força com a articulação entre diferentes setores públicos, a capacitação de mais de 1,3 mil servidores e com as entidades. Creio que ganhou vida própria”, afirmou a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, que anunciou também mais uma atividade de exposição fotográfica a partir do dia 24.
O evento ocupa espaços que diariamente reúnem milhares de idosos no município, como unidades de saúde, parques, centros de apoio social, salões comunitários, praças, espaços culturais, conjuntos residenciais de idosos e entidades, além de escolas que promovem o contato com os avós.
De acordo com Cristiane Aparecida Braido, mestre em gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atividades como o coral orientado pelo maestro André Minutti ou a dança cigana, apresentada também no Centro de Convivência do Idoso (Criju) pelo grupo da professora Evânia Jacobino, mostram situações vivas, de inclusão.
“Os direitos dos idosos são conquistas recentes, com o Estatuto do Idoso surgindo dos movimentos por seu reconhecimento apenas há 20 anos. Muitos estão retirados à força do convívio familiar ou comunitário por questões de saúde, maus tratos ou preconceitos e cabe às leis orientarem a atitude das famílias, da comunidade e dos governos”, explicou.
O presidente do Comdipi, Milton Calzavara, afirmou que o conselho também surgiu com movimentos sociais no passado. “Hoje é bastante propositivo, com uma agenda a ser buscada junto à comunidade. Os cidadãos idosos seguem contribuindo com a vida”, destacou.
Estiveram presentes os secretários de Saúde, Lucas Casarini, de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, de Cultura, Jean Camoleze, e de Educação, José Renato Polli, além de representante de Giany Póvoa, da Assistência e Desenvolvimento Social.
No setor público, essas pastas reforçam na semana as atividades, como os grupos de idosos e apoio domiciliar (nas unidades de saúde), as academias ao ar livre e grupos de ginástica (nos centros esportivos), grupos de acolhimento (nos centros de assistência social), atividades entre alunos e avós (em escolas) e oficinas de contação de histórias e memória cultural (organizadas em parte desses espaços). Mas na semana ganham reforços de bailes, concursos e outras iniciativas colaborativas.
Participe também
Faça um vídeo com seus familiares ou vizinhos idosos com o tema “Revelando Histórias” e poste nas redes sociais usando a hashtag #revelandohistorias para que outras pessoas possam ver seu gesto de respeito e carinho para com a terceira idade.
Você pode também reunir um grupo de amigos ou familiares e promover sessões de conversas sobre o filme #somostodoscuidadores.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original