‘Primavera Orgânica’ está marcada para a manhã deste domingo (25)
Publicada em 23/09/2016 às 11:54Os agricultores que levam seus produtos agroecológicos aos domingos na praça Monsenhor Arthur Ricci, na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre (uma das duas feiras orgânicas semanais), recebem neste domingo (25) um evento especial das 7h às 12h
É a abertura da Primavera Orgânica, para valorizar esses produtores locais e promover um reforço na feira com moradores, ambientalistas, ciclistas, artesãos e outros.
A iniciativa é do grupo denominado Jundiaí Orgânicos, formado por agricultores e consumidores em um formato de organização de controle social (OCS), reconhecida pelo Ministério da Agricultura e aberta à participação de pessoas interessadas, mesmo como consumidores.
De acordo com os organizadores, a Primavera Orgânica chama a atenção para a possibilidade não apenas de cuidar da saúde humana e da natureza, com a busca da alimentação saudável, como também de preservar diretamente o ambiente local com o contato direto com agricultores agroecológicos da própria cidade, fortalecendo a economia sustentável.
Como apoio para a iniciativa, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que presta apoio técnico para a organização criada em 2014, convidou para adesões voluntárias ao evento a criatividade de artistas do programa autoral Jundiaí Feito à Mão.
O local da feira, também conhecido por alguns como praça Enio Lotierzo, fica ao lado da ciclofaixa dominical da avenida Luiz Latorre. A união dos produtores em torno da Jundiaí Orgânicos sinaliza que os produtos (in natura ou em forma de geleias e outros) são de origem controlada e cuidadosa. E os participantes até visitam os sítios uns dos outros e acumulam dicas sobre receitas e até sobre plantas alimentícias pouco conhecidas.
“Não precisa trocar toda a sua dieta, mas experimentar novos tipos de verduras, frutas ou temperos é parte desse ingrediente humano e ambiental da agroecologia”, diz a divulgação.Contatos de apoio da OCS Jundiaí Orgânicos podem ser feitos com os técnicos Sérgio e Felipe (spompermaier@jundiai.sp.gov.br ou fmagro@jundiai.sp.gov.br) ou pelo telefone 4589-8581. É possível até mesmo participar de alguma das visitas aos sítios de plantação orgânica.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução/ Cláudia Menegatti e Grace Santos
-
03/07/2024
Sexta no Centro: Cultura prepara mais uma edição
-
25/05/2024
Jundiaí Feito à Mão ganha curadoria profissional para novos artesãos
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
08/05/2024
“Sexta no Centro”: Cultura prepara mais uma edição
Baixe as fotos desta notícia na resolução original