Palestra marca abertura do Outubro Rosa nesta terça (4)

Publicada em 30/09/2016 às 15:57

A campanha de prevenção do câncer de mama “Outubro Rosa” começa nesta terça-feira (4) com um encontro de profissionais da saúde e estudantes no Hospital Universitário (HU). Além disso, durante todo o mês as unidades de saúde da cidade estarão mobilizadas para alertar as mulheres sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, já que outubro é o mês dedicado à conscientização e prevenção da doença.

O encontro no auditório do HU começa às 9h com uma solenidade especial e a presença de autoridades. Em seguida, haverá uma palestra especial com o médico João Bosco Ramos Borges, mastologista, ginecologista, obstetra e professor-titular da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Após a palestra, haverá uma roda de conversa com mulheres que vivenciam ou já enfrentaram a doença. Este bate-papo visa conscientizar que o câncer de mama é uma realidade e que é possível superar a doença quando se faz o autoexame frequente e o diagnóstico é precoce.

Outubro Rosa chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama

Já no domingo (23), é a vez da Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. A atividade inclui não só a conscientização da prevenção do câncer de mama, mas também do câncer de próstata, cujo mês oficial é novembro. A organização é da New Time Sports e a largada está marcada para as 7h30, na avenida União dos Ferroviários, 1.760. As inscrições para participar devem ser feitas pela internet.

A expectativa é de que a campanha tenha um impacto positivo no agendamento de mamografias. “Essa campanha é muito importante, pois o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”, destaca o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. Atualmente em Jundiaí não há fila de espera para o exame de mamografia. São disponibilizados mensalmente cerca de 2.500 exames pelo Sistema Único de Saúde, mas a média de agendamento é de dois mil por mês.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/30/palestra-marca-abertura-do-outubro-rosa-nesta-terca-4/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original