Jardim Fepasa ganha ‘sala de memória’ neste sábado (8)
Publicada em 04/10/2016 às 18:21O Museu Histórico e Cultural inaugura neste sábado (8), às 14h, uma sala de memória no Centro Comunitário Casa Verde, no Jardim Fepasa. A sala de memória será a primeira externa e busca conservar a memória do bairro.
A exposição permanente é chamada “Caminhos do Jardim Fepasa: a Sonhada Flor de Lótus”, homenagem a Tomé Zabelê, importante liderança social e cultural da cidade. Ele desenvolveu um projeto homônimo de inclusão nas décadas de 1980 e 1990. Também sambista, compositor e ativista de outros projetos como o Festival Pão e Poesia, Zabelê será homenageado durante o evento com a exibição de um documentário e com a presença de grupos de rap da cidade.
O projeto mistura museologia social e de território em um espaço expositivo com objetos e imagens de diversas épocas, de moradores, agentes, educadores e artistas locais na chamada “ação extramuros” do Museu, vinculado à Secretaria de Cultura.
Mais
O projeto teve início em 2014 com uma primeira fase na oficina para jovens e adolescentes chamada “Vídeo Ativo”, orientada por Rodrigo Tangerino. Os participantes entraram em contato com técnicas de filmagem e documentário, o que permitiu a gravação de entrevistas com outros moradores em suas histórias e lembranças.
As oficinas ocorreram no espaço de atividades recreativas e artísticas do contraturno escolar mantido no local pela Pastoral do Menor, da Paróquia Santa Teresinha (da Vila Rio Branco).
A segunda fase envolveu uma série de entrevistas mais profundas e longas, focadas na questão da luta habitacional e a reurbanização do conjunto que envolveu mobilização social e seus aspectos de cidadania e organização.
O processo reuniu acervos pessoais de fotos, recortes de jornais e outros documentos. Além de mais de 200 imagens, um acervo de letras manuscritas e roteiros de shows, cedidos por Maria Lúcia de Sá, viúva de Zabelê. Tudo foi digitalizado gradualmente.
Música
Os grupos que vão participar do evento são formados por moradores do próprio bairro. O Favela Consciente conta com os rappers Preto Pil, Pharrell e Mano Xandy, e o Coletivo Peça-Chave tem Juninho Canibal, Marcião Piritubano, Fininho e DJ Snoopy R. Também participam MC Choco, Salassie e Neg.
O Centro Comunitário fica na rua Sebastião de Oliveira Queirós, 345.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Confira o vídeo da TVE Jundiaí
-
19/11/2025
Coral Municipal irá representar Jundiaí em Encontro Brasileiro, em Ribeirão Preto -
19/11/2025
Festival Baobá leva programação cultural do Mês da Consciência Negra ao Espaço Expressa -
18/11/2025
‘Câmara Girassol’ dá voz a crianças com deficiência na construção de políticas públicas em Jundiaí -
17/11/2025
Cia. Jovem de Dança faz a estreia da coreografia ‘Oroboro’ na abertura do ‘Vitrine da Dança’ 2025
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



