Jundiaí sedia seminário estadual sobre água e saúde

Publicada em 17/10/2016 às 17:49

Estão abertas as inscrições para o 6º Seminário Estadual Água e Saúde – Segurança Hídrica e Proteção da Saúde, que este ano será em Jundiaí, nos dias 9 e 10 de novembro. O evento é uma iniciativa conjunta do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e do Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água e, nesta edição, conta com a parceria da Prefeitura e do Sesc Jundiaí, além da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo.

O seminário será no auditório do Sesc Jundiaí e é direcionado para profissionais das diferentes esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos órgãos de Meio Ambiente, de Saneamento e Recursos Hídricos, estudantes e pesquisadores de universidades, representantes da sociedade civil e especialistas de instituições públicas e privadas que tenham interesse no tema. As inscrições podem ser feitas pela internet.

A programação contará com a participação de renomados especialistas no assunto, como Mathew Kurian, do Instituto para a Gestão Integrada dos Fluxos de Materiais e Recursos da Universidade das Nações Unidas (UNU-Flores), que falará sobre a gestão integrada de recursos hídricos na abertura da conferência, no dia 9. Também já está confirmado para o primeiro dia o painel “Proteção e promoção para uma vida saudável”, com debate sobre os temas “Saúde em todas as políticas e ações intersetoriais” e “Determinantes sociais, ambiente e saúde”.

Ainda no primeiro dia, está programada a conferência “Paisagem e restauração ecológica dos recursos hídricos”, com Thierry Jacquet, e o painel “Recursos Hídricos para uma vida saudável”, que vai abordar temas como gestão de recursos hídricos no Estado de São Paulo, gerenciamento de recursos hídricos na bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, programas nascentes e planejamento da cidade para garantir água segura.

No dia 10, o evento tem início com a conferência “Segurança Hídrica e Qualidade da Água em Portugal”, ministrado por Maria Cecília Dias Pires Alexandre de Matos, coordenadora do Departamento de Qualidade da Água, entidade reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de Lisboa (Portugal). Na sequência, está marcado o painel “Tratamento de água para uma vida saudável”. No período da tarde, estão previstos a conferência “A Água como Questão Global – 8º Fórum Mundial da Água 2018” e o painel “Potabilidade para uma vida saudável”.

Seminário
A cada edição do seminário buscam-se novas e criativas combinações, de modo a garantir abordagens inovadoras das relações entre a água e a saúde. Não será diferente nesta sexta edição do evento, uma vez que neste ano a coordenação será partilhada com a Prefeitura de Jundiaí, por intermédio da Secretaria de Saúde, e com o Serviço Social do Comércio – Sesc Jundiaí. Essa parceria expande o debate e promove maior interação entre visões técnicas, gerenciais, acadêmicas e culturais.

Tais arranjos preveem uma programação elaborada com base na interação com outros importantes atores que têm discutido intensamente a gestão da água no Estado de São Paulo, como as agências reguladoras, o Ministério Público Estadual e Federal, as universidades, as empresas de saneamento, bem como o Ministério da Saúde e outras entidades.

A partir dessa ampla interlocução, o evento deste ano abordará as relações entre segurança hídrica e proteção da saúde. Tema caro aos que lidam com a gestão integrada dos recursos hídricos e com políticas de saúde pública, a questão da segurança da água se impõe no contexto do desenvolvimento sustentável e da saúde como direito de todos, influenciando diretamente o acesso universal à água potável.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/10/17/jundiai-sedia-seminario-estadual-sobre-agua-e-saude/
Leia mais sobre ,