Biblioteca reúne mesa-redonda sobre literatura e teatro

Publicada em 27/10/2016 às 16:28

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot reúne especialistas em literatura e artes, na sexta-feira (4), para uma mesa-redonda com o tema “Urgências Poéticas: Literatura e Teatro hoje em nossa sociedade”. O evento é gratuito e aberto ao público.

LEIA TAMBÉM
Curso sobre desenvolvimento de games tem três turmas na Biblioteca
Educação reúne profissionais em mais uma edição dos ‘Nossos Saberes’

Para debater a temática foram convidados o professor-doutor Jaqueson Luiz da Silva, a professora-mestre Rutzkaya Queiroz dos Reis e a atriz Daniela Helena Biancardi. A mediadora vai ser a diretora do Centro Municipal de Línguas, Mara Lígia Biancardi, licenciada em Letras, com especialização em Língua Inglesa, especialista em literatura, autora de vários livros e trabalhos publicados nas áreas de literatura e literatura infanto-juvenil, e membro da Academia Jundiaiense de Letras, Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e da Academia Infantil de Letras e Artes.

“A ideia é debater sobre duas manifestações artísticas essenciais à formação humana, a literatura e o teatro, porque conduzem o ser humano para seu íntimo, provocando-o, ao se apropriar de um texto com qualidade literária ou assistir a uma peça de teatro com excelência na sua interpretação. Entretanto, há muito ‘modismo’, interesse comercial somente em relação a essas duas artes, na sociedade atual. Na Educação, como a escola é um espaço no qual as artes das letras e do teatro estão presentes na formação da criança, faz-se necessário refletir sobre essas questões”, destaca Mara Lígia.

A biblioteca fica no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Confira a programação completa de novembro:

De 3 a 19/11
Exposição: “Brasil: a diversidade de um gigante” – obras artísticas do Setor Ocupacional da AMARATI, confeccionadas com a utilização de diversas técnicas, sob o olhar único e especial dos assistidos.

3/11 – quinta-feira – 20h
Palestra: “Vida Extraordinária” – tem como objetivo melhorar os relacionamentos pessoais e profissionais. Voltada ao público que está com dificuldades em seus relacionamentos interpessoais. Palestrante: Jacir Modengis Junior.

4/11- sexta-feira – 19h
Mesa-redonda: “Urgências Poéticas: Literatura e Teatro hoje em nossa sociedade”. Mediadora: Mara Lígia Biancardi. Convidados: Prof. Dr. Jaqueson Luiz da Silva, Profª Mª Rutzkaya Queiros dos Reis e atriz Daniela Helena Biancardi.

4, 11, 18 e 25/11 – sextas-feiras – 18h
“JundBoard” – encontro de jogos de tabuleiro, que tem como objetivo reunir os adeptos do hobby que mais cresce no Brasil.

5/11 – sábado (área livre)
9h30 – Apresentação da Orquestra Oficina de Concerto – Orquestra-Escola Comunitária que oferece prática em conjunto para músicos estudantes, amadores e profissionais de várias áreas.
11h – Apresentação do Conjunto Infanto-Juvenil – Projeto “Música e Cidadania para Crianças”, da Escola de Música de Jundiaí.

8/11 – terça-feira – 19h45
Palestra: “Acoplamentos Energéticos” – Objetiva conceituar os acoplamentos energéticos, como eles acontecem e seus resultados, apresentando os fatores desencadeadores das intoxicações energéticas e sua profilaxia. Palestrante: Katia Berenice Moscoso Aprillanti. Uma parceria entre Biblioteca Pública e ASSIPEC.

11/11 – sexta-feira – 19h45
XXVII Encontro de Corais de Jundiaí  – A biblioteca foi um dos espaços escolhidos em Jundiaí para receber este tradicional evento musical.

18/11 – sexta-feira – às 10h e às 15h
Projeto Cultural Komedi – “Vias Amigas” – Conscientização no Trânsito – projeto para crianças e adolescentes aprenderem de uma forma lúdica as leis de trânsito vigentes no país.!

22/11 – terça-feira – das 8 às 10h
Aula Show – Tema: A energia do mundo – Com tema polêmico e interessante, elaborado pelo corpo docente do Colégio Tableau – Unidade Campos Elíseos para os alunos do Ensino Médio, fazendo com que o alunado participe e faça abordagens significativas para seu aprendizado.  Aberto ao público estudantil do Ensino Médio.

26/11 – sábado – 10h
Palestra: “Estou formado! E agora?”. Vários profissionais de distintas áreas compartilham suas experiências sobre o início da atuação profissional, após a graduação, abordando erros e acertos relativos ao planejamento desta carreira de forma empreendedora. Uma parceria entre Biblioteca Pública e InterAnálise Clínica. Público alvo: profissionais, graduandos, tecnólogos e recém-formados.

Roberta de Sá


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/10/27/mesa-redonda-sobre-literatura-e-teatro-reune-especialistas-na-biblioteca/