Simpósio de Educação é aberto no Teatro Polytheama

Publicada em 08/11/2016 às 15:50

Educadores da rede municipal de ensino participaram na noite de segunda-feira (7) da abertura do 4º Simpósio de Educação, no Teatro Polytheama. Nesta edição, o evento promove a discussão do tema “A construção democrática e participativa do Currículo Municipal de Jundiaí”. A atividade continua até quarta-feira (9).

“Esse simpósio é o fechamento de um dos quatro projetos estratégicos definidos pela Secretaria de Educação no final de 2015: a construção das diretrizes curriculares. Também estamos aproveitando o momento para conciliar o trabalho de discussão da rede com a experiência da universidade. Teremos, nos três dias de evento, especialistas falando sobre os vários eixos de trabalho definidos para o currículo municipal”, comentou o secretário de Educação, José Renato Polli.

LEIA TAMBÉM
Biblioteca tem curso sobre serviços de informação ao cliente

Secretário José Renato Polli fala na abertura do evento

Secretário José Renato Polli fala na abertura do evento

Prestigiando a cerimônia de abertura, o professor César Nunes, doutor em educação, docente da Unicamp e autor de várias publicações, também destacou a importância da temática, lembrando que o trabalho desenvolvido na cidade é original.

Esse simpósio consagra um processo histórico e coletivo de construção de um currículo, que dialoga com a rede, com a comunidade e que leva em conta a história das escolas.”

Programação
A conferência inicial contou com a presença do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Virgílio Tagliavini, pós-doutor e doutor em Educação, mestre em sociologia e graduado em teologia. O especialista falou sobre “Políticas Educacionais, Diretrizes Curriculares e o Plano Municipal de Educação: pontos e contrapontos da tarefa de construir coletivamente a escola como direito e como formação para a cidadania”.

“A ideia é mostrar aos participantes que a educação depende muito mais do trabalho dos educadores que estão na tarefa junto aos educandos, do que dos planos e normas elaborados em gabinetes distintos da realidade”, frisou.

Professor César Nunes, doutor em educação, docente da Unicamp e autor de várias publicações, também destacou a importância da temática

Professor César Nunes, doutor em educação, docente da Unicamp e autor de várias publicações, também destacou a importância da temática

Nesta terça-feira, a programação continuou, no Complexo Argos, com os debates: “A proposta curricular para os programas e projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí: temas e eixos integradores (Educação Ambiental, Cultura Corporal, Culturas Digitais e Educação Sócio-Comunitária)”, e “As diretrizes curriculares e os percursos formativos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Jundiaí.”

Na quarta-feira, além de debates, a atividade terá mesas redondas, nos períodos da manhã e tarde. Todos os participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria de Educação.

Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/11/08/simposio-de-educacao-e-aberto-no-teatro-polytheama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original