Simpósio de Educação é aberto no Teatro Polytheama
Publicada em 08/11/2016 às 15:50Educadores da rede municipal de ensino participaram na noite de segunda-feira (7) da abertura do 4º Simpósio de Educação, no Teatro Polytheama. Nesta edição, o evento promove a discussão do tema “A construção democrática e participativa do Currículo Municipal de Jundiaí”. A atividade continua até quarta-feira (9).
“Esse simpósio é o fechamento de um dos quatro projetos estratégicos definidos pela Secretaria de Educação no final de 2015: a construção das diretrizes curriculares. Também estamos aproveitando o momento para conciliar o trabalho de discussão da rede com a experiência da universidade. Teremos, nos três dias de evento, especialistas falando sobre os vários eixos de trabalho definidos para o currículo municipal”, comentou o secretário de Educação, José Renato Polli.
LEIA TAMBÉM
Biblioteca tem curso sobre serviços de informação ao cliente
“Esse simpósio consagra um processo histórico e coletivo de construção de um currículo, que dialoga com a rede, com a comunidade e que leva em conta a história das escolas.”
Programação
A conferência inicial contou com a presença do professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Virgílio Tagliavini, pós-doutor e doutor em Educação, mestre em sociologia e graduado em teologia. O especialista falou sobre “Políticas Educacionais, Diretrizes Curriculares e o Plano Municipal de Educação: pontos e contrapontos da tarefa de construir coletivamente a escola como direito e como formação para a cidadania”.
“A ideia é mostrar aos participantes que a educação depende muito mais do trabalho dos educadores que estão na tarefa junto aos educandos, do que dos planos e normas elaborados em gabinetes distintos da realidade”, frisou.
Nesta terça-feira, a programação continuou, no Complexo Argos, com os debates: “A proposta curricular para os programas e projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí: temas e eixos integradores (Educação Ambiental, Cultura Corporal, Culturas Digitais e Educação Sócio-Comunitária)”, e “As diretrizes curriculares e os percursos formativos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Jundiaí.”Na quarta-feira, além de debates, a atividade terá mesas redondas, nos períodos da manhã e tarde. Todos os participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria de Educação.
Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original