Projeto em viaduto da Rio Branco privilegia pedestre
Publicada em 23/11/2016 às 16:53As estruturas metálicas que estão sendo colocadas sobre o passeio do viaduto Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Rio Branco, chamam a atenção de quem passa no local. Elas fazem parte do Projeto Urbano de Requalificação do Viaduto, que inclui paisagismo com a implantação de árvores e floreiras no passeio e no canteiro central, ciclovia e passagem de pedestre no sentido Centro-bairro, nova iluminação e arte urbana (grafite). No passeio sentido bairro-Centro, destinado exclusivamente a pedestres, as estruturas metálicas receberão cobertura que fará o sombreamento da área, e também serão instalados bancos e floreiras. A previsão de entrega é dezembro deste ano.
LEIA TAMBÉM
Veja como vai ficar
Projetos básicos de ciclovias alcançam 49,6 km
Prefeito vistoria intervenções no Complexo Fepasa
A obra, orçada em R$ 300 mil, foi viabilizada por contrapartida exigida pela Prefeitura por meio de Estudo de Impacto de Vizinhanza (EIV) de empreendimento próximo ao local, e é supervisionada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.
Segundo a secretária da pasta, Daniela da Camara Sutti, o Projeto de Requalificação do Viaduto segue as diretrizes de uma cidade que respeita o pedestre ao proporcionar um espaço urbano de qualidade, beleza cênica e urbanística, acessível e seguro. “O projeto privilegia o pedestre. A ideia é fazer o resgate da passagem das pessoas no local, propiciando qualidade urbana, já que a estrutura fará o sombreamento da área, trazendo mais conforto ao pedestre, e do outro lado teremos passagem em ciclovia”, assinala a secretária.
A ação faz parte do Projeto Urbanismo Caminhável, responsável pela implantação dos ‘parklets’ no Centro e revitalização da Esplanada Monte Castelo (Escadão).
Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original