Faculdade de Medicina recebe certificação do Sistema de Escolas Médicas

Publicada em 06/12/2016 às 14:15

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), por meio do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Brasil (Saeme), concederão ao curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) a certificação (selo) de Escola Médica Acreditada. A coordenadora do curso médico, Monica Lipay, participará da entrega da certificação do processo de acreditação Saeme em cerimônia solene durante a Sessão Plenária do Conselho Federal de Medicina, nesta quarta-feira (7), em Brasília.

Para o diretor da FMJ, Edmir Américo Lourenço, essa certificação é resultado de um esforço coletivo que reflete a qualidade do curso e o empenho de professores, alunos e funcionários. “Recebemos a notícia com muita honra e uma grande satisfação”, disse.

Uma comissão do Saeme esteve na FMJ com o objetivo de reconhecer formalmente a qualidade dos serviços prestados pela Instituição

Comissão do Saeme na FMJ: reconhecimento formal da qualidade dos serviços prestados pela Instituição

Uma comissão do Saeme esteve na FMJ com o objetivo de reconhecer formalmente a qualidade dos serviços prestados pela Instituição. Para ser avaliada, a própria Faculdade solicitou ao Saeme uma visita, que foi realizada por uma equipe multidisplinar de Instituições Federais. Os representantes da FMJ preencheram um extenso questionário e acompanharam os vistoriadores durante as visitas técnicas de quatro dias, de 17 a 20 de maio de 2016.

Trata-se de um modelo implementado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) que avalia profunda e detalhadamente os cursos de Medicina (públicos e privados) para identificar as exigências e condições ideais para a formação dos futuros profissionais. Numa primeira etapa, iniciada em outubro de 2015, 31 cursos públicos e privados de todo Brasil foram avaliados.

A acreditação é o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição, embasado em avaliação padronizada por um órgão independente, como é o caso do Saeme, comprovando que o curso atende a requisitos previamente definidos e que tem competência para realizar seu papel social de formação adequada e competente de profissionais que atuarão diretamente no mercado de trabalho, de modo eficaz e seguro.

FMJ
A faculdade conta com 28 docentes, sendo que 82% têm a titulação de livre docente, doutor ou mestre; 444 alunos matriculados em 2016; 2510 médicos graduados e 42 turmas e 47 anos de experiência.

Edmir Américo Lourenço, diretor da FMJ, e a vice Célia Campanaro: orgulho pelo reconhecimento

Edmir Américo Lourenço, diretor da FMJ, e a vice Célia Campanaro: orgulho pelo reconhecimento

A graduação de Medicina da FMJ conta com campos de estágio/internato no Ambulatório de Especialidades, Hospital Universitário, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Regional e Hospital Geral de Taipas. O HU é referência para toda a região na área materno-infantil por oferecer atendimento médico de excelência, além de servir de espaço de prática e pesquisa para os estudantes do curso.

O curso de Medicina utiliza uma metodologia inovadora, com currículo moderno e estruturado que atende as novas diretrizes curriculares do MEC. Parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Prefeitura Municipal de Jundiaí e prefeituras do interior do Estado consolidam e contribuem para a formação de um médico completo e íntegro.

A FMJ também foi avaliada no Enade de 2013 e recebeu nota 4 (conceito máximo 5) no conceito instituição (IGC) e curso (CPC). Além disso, a FMJ está entre as escolas médicas com melhor desempenho no exame do Cremesp 2015. Para a vice-diretora da FMJ, Celia Campanaro, estas avaliações colocam a FMJ entre as melhores escolas do país. “Trabalhamos de maneira atualizada com foco na qualidade do ensino”, acrescenta.

Assessoria de Imprensa da FMJ
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/12/06/faculdade-de-medicina-de-jundiai-vai-receber-certificacao-do-sistema-de-escolas-medicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original