Mais 500 formandos da EJA recebem certificados

Publicada em 21/12/2016 às 13:50

O Teatro Polytheama foi palco da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso para cerca de 500 alunos das turmas ensino fundamental 1 e 2, ensino médio do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cmeja) e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), na noite dessa terça-feira (20). Autoridades, formandos e familiares participaram da solenidade, que contou com apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva.

CONFIRA AS FOTOS

Cerimônia contou com apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva

Cerimônia contou com apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva

Mais uma vez, o prefeito Pedro Bigardi fez questão de participar desse momento especial na vida desses alunos. “Durante o ano espero por esta formatura, que considero um dos momentos mais bonitos da educação. O trabalho do Cmeja cresceu muito e se fortaleceu nos últimos anos, formando cerca de mil pessoas por ano.”

Prefeito entrega diploma para aluna do Cmeja

Prefeito entrega diploma para aluna do Cmeja

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, parabenizou os alunos pela coragem e determinação de voltar a estudar. “Todos que estão aqui lutaram para receber este diploma e merecem todo nosso respeito.”

O secretário de Educação, José Renato Polli, destacou a importância da reinclusão destas pessoas que foram excluídas da educação formal. “Esta conquista é fruto do esforço e interesse desses alunos em voltar a estudar. É importante que sigam em frente.”

Aos 58 anos, a dona de casa Isabel Souza dos Santos Carmo recebeu com orgulho o diploma de conclusão do ensino fundamental 1. “Voltar a estudar foi uma grande alegria. Apesar do nervosismo do começo, me adaptei bem e pretendo continuar. Hoje tenho uma vida mais ativa, minha memória melhorou, tenho mais amigos graças ao estudo”, afirmou.

Poli, Bigardi, Margarete e Pereira na entrega de diplomas do Cmeja

Polli, Bigardi, Margarete e Pereira na entrega de diplomas do Cmeja

Neste ano, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos completou 20 anos de fundação. Desde 2013, o Cmeja, sob direção do professor José Ronaldo Pereira, reduziu o abandono dos estudos, disponibilizando 13 núcleos descentralizados pela cidade e reformulando os cursos da Educação Fundamental e do Ensino Médio, que passaram a ter duas versões: presencial e semi-presencial. Outra mudança é que antes o aluno só recebia uma apostila e tinha de estudar sozinho, aparecendo apenas para tirar dúvidas. Agora todos têm aulas e essa relação fez com que tivessem mais segurança para estudar.

A atual gestão também promoveu a humanização no atendimento ao adulto que procura o espaço: funcionários e professores passaram por formação para receber esse público, e ainda houve abertura para ouvir o aluno por meio de uma pesquisa para identificar as necessidades e insatisfações.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cléber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/12/21/educacao-de-jovens-e-adultos-encerra-ano-com-500-formandos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original