Atleta do Peama atinge índice para as Paralimpíadas de Inverno 2018

Publicada em 19/01/2017 às 17:30

Longe do calor e da chuva que caracterizam o mês de janeiro em nosso país tropical, um brasileiro, ou mais precisamente um jundiaiense, tem feito sucesso na neve na distante (geográfica e culturalmente) Ucrânia. É o atleta Thomas Moraes, do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), ligado à Unidade de Esporte da Prefeitura.

Pelo Peama, Thomas treina atletismo e natação

Na 1ª etapa da Copa do Mundo de Para Cross Country na Neve, ainda em curso na cidade ucraniana de Lviv, Thomas participou das provas de Distance com 7,5 km e 20 km e de Sprint com 1,5 km, na qual atingiu a pontuação de 118,3, o que garante ao para-atleta índice para participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, na Coreia do Sul.

“Há cerca de um ano, fomos procurados pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) para buscarem atletas do Peama que pudessem ser redirecionados às modalidades de inverno”, explica o diretor do Peama, César Munir de Almeida. “O CBDN fez a seleção chamada clínica e dez foram os selecionados, dos quais Thomas, que treina atletismo e natação.”

Os para-atletas escolhidos receberam, no Parque da Cidade, treinamento de rollerski, modalidade que simula a prática do ski na neve. E, de todos, foi Thomas quem teve maior destaque na cidade e seguiu para a competição.

Se for à Coreia do Sul no ano que vem, Thomas terá sido o primeiro para-atleta jundiaiense a participar de uma Paralimpíada de Inverno. Em 2016, Kelly Barreto, do atletismo, foi a primeira atleta do Peama a participar dos Jogos Paralímpicos, mas em sua versão estival.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/19/atleta-do-peama-atinge-indice-para-as-paralimpiadas-de-inverno-2018/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original