Projeto de gestão sustentável de resíduos sólidos tem início em Jundiaí

Publicada em 02/02/2017 às 17:49

Os servidores públicos da Prefeitura de Jundiaí participaram, nesta quinta-feira (2), do 1º Seminário Técnico Nakopa 2017, que fez introdução à gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, aspectos legais e a situação do mercado brasileiro.

Ministrado pela doutoranda e coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig no Brasil, Christiane Dias Pereira, o seminário é a primeira etapa do projeto de parceria intragovernamental, que busca aperfeiçoar o desenvolvimento de capacidades como instrumento de proteção climática e ambiental a partir da gestão sustentável dos resíduos em Jundiaí.

O projeto Nakopa busca, ainda, capacitar gestores e servidores públicos

O projeto “Novas Parcerias Para o Desenvolvimento Sustentável”, Nakopa na sigla em alemão, é uma parceria apresentada pelo representante oficial da região alemã de Luneburgo e engenheiro Hubert Ringe, e tem como principal finalidade identificar e promover alternativas de desenvolvimento sustentável.

Segundo o gestor de Serviços Municipais, Adilson Rosa, o projeto vai executar a troca de know-how entre Jundiaí e Alemanha. “O Nakopa vai fornecer à Prefeitura de Jundiaí a possibilidade de melhorar as técnicas de tratamento e destinação do lixo na cidade”, afirmou. O projeto visa transformar a cidade em um polo de referência.

Com início nessa quarta-feira (1º) e se estendendo até junho deste ano, o Nakopa vai oferece seminários técnicos, workshops e capacitação acadêmica aos servidores habilitados e interessados pelo assunto. Ao final, será promovido um evento regional para celebrar o sucesso do projeto.

A região de Luneburgo é uma referência na gestão pública dos resíduos, projetando-se no desenvolvimento de diversas formas de energia renovável e valorização máxima dos resíduos. A Universidade Técnica de Braunschweig desenvolveu o projeto e irá atuar como executora.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/02/projeto-de-gestao-sustentavel-de-residuos-solidos-tem-inicio-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original