Moradores do Jardim das Tulipas se reúnem com a Defesa Civil

Publicada em 06/02/2017 às 10:22

Os moradores do Jardim das Tulipas receberam, na manhã de domingo (5), representantes da Defesa Civil de Jundiaí, para o prosseguimento da série de palestras sobre prevenção de acidentes por inundação. Mais de 70 participantes puderam ouvir as recomendações do engenheiro voluntário Sérgio Barreto de Miranda e também expuseram suas sugestões e reivindicações sobre o assunto.

Público ouviu recomendações e expôs sugestões e reivindicações

O evento foi acompanhado pelo vereador Romildo Antonio e seus assessores.

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, o coronel PM Mauro Minoro, explica que estas palestras têm o objetivo exclusivo de orientação aos participantes quanto à mudança de hábitos, o que contribuirá sobremaneira para a prevenção de acidentes.

Continuamos a execução de todas as nossas atividades programadas para a época das águas deste ano, cujo conjunto se denomina Operação Verão 2016/17. E temos a certeza de que, com essas palestras, cada morador, mudando seus hábitos, se necessário, irá contribuir para que não tenhamos bueiros entupidos, sacos de lixo não coletados, rasgados e espalhados pelas ruas e calçadas, e isso tudo, associado às obras, manutenção e limpeza sob a responsabilidade de outras unidades de gestão da Prefeitura, irá impedir a ocorrência de inundações e outros tipos de acidentes por elas originados”, disse Minoro.

Dentre os destaques da palestra, o engenheiro Sérgio de Miranda enfatizou o que classificou como relacionamento ideal entre as donas de casa e os coletores de lixo. “O ideal seria que as donas de casa entregassem seus sacos de lixo nas mãos dos coletores. Mas, para isso, é necessário, primeiro, que a unidade de Gestão de Serviços Municipais exija da concessionária a regularidade dos horários de coleta em cada rua. Depois, aí, sim, vem o comportamento da moradora, que deverá se lembrar sempre desses horários e, se não entregar o saco de lixo nas mãos do coletor, pelo menos, que o deixe à porta de sua casa num horário bem próximo daquele em que o caminhão vai passar. Caso contrário, animais ou enxurradas provocadas por fortes chuvas vão levá-lo para bueiros ou para dentro dos rios”, disse o engenheiro.

Engenheiro Sérgio de Miranda com o vereador Romildo Antonio

Desabafos
Até mesmo contrariado um pouco em sua programação, o evento não se resumiu na palestra proferida pelo engenheiro Sérgio de Miranda. Alguns moradores reclamaram do abandono em que estão, quando o assunto é inundações. Mas, a moradora Neide de Oliveira Dias tratou de advertir seus vizinhos, deixando seu recado registrado no evento.

“Concordo que as providências terão de vir urgentemente aqui para o nosso bairro. Mas quero lembrar que, no início desta palestra, foi esclarecido sobre o seu objetivo, que é o nosso comportamento. Assim, peço que ninguém mais deposite sofá, armários e até mesmo lixo na caçamba que aluguei exclusivamente para entulhos da construção civil e está em frente de minha casa. Todos aqui sabemos que o bairro conta com a coleta de lixo em dias três dias da semana, além do Cata-Treco”, advertiu Neide.

Draga
Antonio Nunes Cerqueira Filho, morador da marginal do Rio Jundiaí também se manifestou, enfatizando a necessidade de manutenção por parte da Prefeitura. “Moro aqui nesta rua há 17 anos e, em minha casa, nunca havia entrado água. Antes, a dragagem do rio era feita periódica e ‘religiosamente’. Mas, nestes últimos anos não vimos a draga por aqui e, por isso, estamos enfrentando, a cada chuva, esses transtornos”, disse o morador.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/06/moradores-do-jardim-das-tulipas-se-reunem-com-a-defesa-civil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original