Educação apresenta metas para o ano letivo de 2017

Publicada em 08/02/2017 às 16:32

A Unidade de Educação realizou nesta quarta-feira (8) uma convenção com os professores da rede municipal de ensino, a fim de apresentar as metas da pasta para o ano letivo que se inicia na próxima segunda-feira (13). O evento contou com as presenças do prefeito, Luiz Fernando Machado; do vice-prefeito, Dr. Pacheco; do gestor de Educação, Oswaldo Fernandes; e do presidente da Câmara Municipal, Gustavo Martinelli.

Na abertura da convenção, o prefeito destacou que entre as metas principais da sua gestão está o desenvolvimento de uma “cidade que educa”, com a promoção de uma integralidade do aprendizado. “A educação não deve ficar restrita aos muros das escolas. É importante incentivar o comprometimento de todos para que os resultados sejam alcançados. Vamos pensar integralmente na rede da educação, promovendo uma interação com as Unidades de Esportes, Saúde e Cultura”, disse Luiz Fernando.

O chefe do Executivo ressaltou, ainda, que oferecer uma educação de qualidade é o verdadeiro legado que pode ser deixado por um governo. “Para que isso aconteça em nossa gestão, acompanharemos de perto o trabalho realizado nas escolas, nas unidades básicas de saúde e nos centros esportivos, sempre pensando a educação de forma integrada e nunca isolada”, afirmou o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Fundo Social de Solidariedade abre vagas para três novos cursos gratuitos
Instituto Federal abre vagas remanescentes do curso Técnico em Comércio

Prefeito comentou sobre a importância da integração entre as áreas para assegurar bons resultados na educação

O gestor de Educação, Oswaldo Fernandes, apresentou um conjunto de metas que a Unidade pretende alcançar, com foco principal na criação de um sistema de proteção social dos alunos. “Vamos nos preparar pedagógica, física e conceitualmente para os desafios que teremos pela frente”, garantiu.

Entre as metas citadas pelo gestor estão a redução da fila para as creches por meio de convênios e a alfabetização de todas as crianças ao final do 2º ano. “Em janeiro já foram criadas 711 vagas em creches e nosso objetivo é reduzir cada vez mais o tempo de espera. Vamos também oferecer suporte técnico ao professor alfabetizador, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)”, adiantou Fernandes.

Funcionários da Educação participaram de encontro nesta quarta-feira (08)

Segundo o gestor, uma novidade que será implementada é a residência pedagógica, o que significa que o professor que for aprovado no concurso terá de passar por um período probatório de 4 a 6 meses antes de ser efetivado. “Ele será avaliado e, se aprovado, assina o contrato com a Educação”, explicou.

Fernandes antecipou também que pretende criar a “Biblioteca do Professor”, que no futuro deverá substituir o material didático. “Será formada uma comissão de professores para discutir um formato de preparação de aulas, com o uso da tecnologia e de outras ferramentas eficazes de aprendizado.

Ainda de acordo com o gestor, já a partir do fim do mês terá início o processo de recuperação física das escolas. “Além disso, dentro de mais ou menos dois meses vamos reformular o cardápio da merenda servida nas escolas. Nosso objetivo é oferecer alimentos saudáveis e que atendam às necessidades nutricionais dos estudantes”, destacou.

Na ocasião, Fernandes também apresentou dados sobre o orçamento da Unidade de Educação para este ano.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/08/educacao-apresenta-metas-para-o-ano-letivo-de-2017/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original