FMJ fica entre as melhores no exame do Cremesp

Publicada em 08/02/2017 às 18:22

Pelo terceiro ano consecutivo a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está entre as escolas médicas paulistas com melhor desempenho no Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) 2016. Segundo o diretor da FMJ, Edmir Américo Lourenço, o resultado alcançado se deve ao esforço coletivo que reflete a qualidade do curso e o empenho de alunos, funcionários e professores. Lourenço faz questão de falar dos professores. “Temos um corpo docente qualificado e envolvido, que se dedica e conhece a necessidade de cada aluno”, conclui.

FMJ ficou entre as 16 melhores escolas médicas paulistas

A 12º edição do Exame do Cremesp foi realizada no dia 16 de outubro do ano passado e a prova contou com a participação de 2.677 egressos de cursos de Medicina. 56,4% não alcançaram a nota mínima, ou seja, acertaram menos de 60% das 120 questões da prova. Segundo o diretor do Conselho e coordenador do Exame, Braulio Luna Filho, os atuais resultados são preocupantes. “Mais da metade dos novos médicos entra no mercado de trabalho sem ter conhecimento básico de situações cotidianas de atendimento médico.”

Das 30 escolas médicas participantes, 14 não conseguiram atingir 60% de aproveitamento. Já a FMJ ficou entre as 16 melhores escolas médicas paulistas, sendo que 10 são públicas e seis privadas. Ainda sobre a prova, o propósito do Cremesp é fornecer subsídios para o aprimoramento dos cursos avaliados e de formação médica, visando à adequada assistência de saúde. Cada escola receberá um relatório de desempenho dos seus alunos para atuar de forma determinante nas disciplinas com desempenho menor.

A coordenadora do curso Médico, Monica Lipay, ressalta as parcerias e atuação conjunta como determinantes para o bom desempenho do aluno na prova. “A faculdade tem um grande número de cenários para a prática de aprendizagem e trabalhamos de maneira atualizada com foco na qualidade do ensino.”

A partir de 2015, a participação no Exame do Cremesp passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica (RM) e, também, para participação em concursos públicos nos âmbitos estadual e municipal.

Estatísticas
De acordo com o Cremesp, os resultados do exame podem contribuir para o debate sobre a qualidade da formação médica, sobretudo quando existe um grande número de escolas em funcionamento no Estado. De 2005 a 2016, foram criados no país 126 novos cursos, 72 privados e 54 públicos. No Brasil, já são 272 escolas médicas.

A Faculdade de Medicina de Jundiaí foi criada em 1968 e seu primeiro diretor foi o Dr. Jayme Rodrigues, cidadão jundiaiense e cirurgião conceituado, que recebeu a colaboração da Prefeitura e dos muitos amigos da cidade e da Faculdade de Medicina da USP para iniciar os trabalhos de formação médica. Até hoje, a FMJ já graduou mais de 2,6 mil médicos, conta com infraestrutura completa, laboratórios bem equipados e oferece 120 vagas.

Assessoria de Imprensa FMJ
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/08/fmj-fica-entre-as-melhores-no-exame-do-cremesp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original