Jundiaí sedia homenagem aos 150 anos da ferrovia São Paulo Railway

Publicada em 13/02/2017 às 17:55

O Complexo Fepasa receberá a homenagem aos 150 anos da inauguração da Ferrovia São Paulo Railway, que ligava Jundiaí a Santos, e tinha como objetivo conectar o interior ao litoral para a exportação de café. O evento vai acontecer nesta sexta-feira (17), às 19h, e é voltado a ex-ferroviários, familiares, amigos e toda a comunidade.

A cerimônia contará com a presença de pesquisadores, como Rafael Prudente Corrêa Tassi e Moyses Lavander Júnior, contextualizando a história da ferrovia e sua construção para o público, e Rogério Arruda, com sua exposição composta por fotos e notícias da época da construção da São Paulo Railway. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estará presente com a mostra “Olhares nos Trilhos” e o Complexo Fepasa deixará peças dos trens em exposição.

Ex-ferroviários serão homenageados, como o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, em vida; e Arderico Fossen, Reynaldo Montalvão Basile e Abílio Del Porto, in memorian.

O evento contará com exposições, intervenções artísticas e apresentação do coral da Astra

De acordo com a diretora do Complexo Fepasa, Adriana Faccioni, a homenagem à ferrovia busca mostrar sua importância histórica. “São Paulo Railway foi a primeira em construção no Estado de São Paulo e segunda no Brasil, portanto sua importância para o progresso econômico do país é inegável e vamos buscar resgatar as memórias dessa época”, afirmou.

O coral da Astra, regido por Vasti Atique, participa do evento e se apresenta com canções voltadas à história dos trens e da ferrovia. A Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista, de Jundiaí, também marca presença na cerimônia.

A recepção do evento vai contar com intervenções artísticas interagindo com o público, enquanto o encerramento fica por conta do grupo Daniel Franciscão e o trio A Corda Piaba.

O Complexo Fepasa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760. Telefone: 4522-4727.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/13/jundiai-sedia-homenagem-aos-150-anos-da-ferrovia-sao-paulo-railway/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original