Faculdade de Medicina faz alerta para a prevenção às DSTs no Carnaval

Publicada em 21/02/2017 às 16:16

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são consideradas um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Com a chegada do Carnaval essa preocupação fica mais explícita. Porém o ginecologista do Hospital Universitário (HU) e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Francisco Pedro Filho, destaca quatro delas: AIDS, HPV, Sífilis e Hepatite B. O médico também explica que a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos. “A incidência destas doenças tem aumentado no carnaval, pois a liberação sexual é maior, então a tendência é aumentar ano a ano”, conclui.

LEIA TAMBÉM
Confira o que abre e o que fecha no Carnaval
Pediatra fala sobre alguns cuidados para curtir o Carnaval com as crianças

Francisco destaca que a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos

Pensando nisso, a Prefeitura de Jundiaí começou no sábado (18) a Campanha de Prevenção das DST. Segundo a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Jundiaí, a psicóloga Maria de Lurdes Magalhães de Almeida Munhoz, o município realiza a campanha desde 1997, com o objetivo de dar maior visibilidade à importância do uso de preservativo, da realização do teste de HIV, sífilis e hepatites B e C e do tratamento como prevenção. A campanha deste ano tem como tema “Deixe a camisinha entrar na festa” e pretende intensificar a distribuição neste Carnaval de 150 mil preservativos.

Já a Prefeitura de São Paulo decidiu que, durante os quatro dias de folia, 250 agentes da Prefeitura irão distribuir cerca de 500 mil preservativos para a população da cidade de São Paulo e informativos com orientações sobre o assunto. Estas ações visam à conscientização da população sobre a importância do sexo seguro.

Estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo indica que 47% da população paulistana não usou camisinha na última relação sexual, por isso é tão importante que, cada vez mais, a população tome consciência do uso de preservativos e faça os testes gratuitamente nas redes municipais.

Assessoria de Imprensa FMJ
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/21/faculdade-de-medicina-faz-alerta-para-a-prevencao-as-dsts-no-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original