Faculdade de Medicina faz solenidade de formatura de residentes

Publicada em 23/02/2017 às 15:39

A solenidade de Formatura dos Residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está marcado para esta quinta-feira (23), às 19h, no anfiteatro da instituição. 69 médicos receberão o certificado de conclusão de curso, destes 64 são residentes e cinco estagiários. A FMJ já formou 1042 residentes e estagiários.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

Na FMJ, existe Residência Médica em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia.

Hoje são 88 vagas credenciadas na Comissão Nacional de Residência Médica, distribuídas da seguinte forma: seis em Anestesiologia, 15 em Cirurgia Geral, 15 em Clínica Médica, três em Dermatologia, quatro em Medicina de Família e Comunidade, oito em Obstetrícia e Ginecologia, cinco em Oftalmologia, oito em Ortopedia e Traumatologia, quatro em Otorrinolaringologia, 12 em Pediatria, um em Medicina Intensiva e Pediátrica, um em Neonatologia, quatro em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e dois em Urologia.

As residências variam de acordo com a especialidade com duração de dois ou três anos e o campo de atuação pode ser: Hospital Universitário (HU), Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HCSVP), Hospital Regional de Jundiaí (HRJ), Hospital Geral de Taipas (HGT), Ambulatório de Especialidades da FMJ, Ambulatório de Saúde da Mulher e alguns serviços credenciados.

O processo seletivo acontece anualmente nos meses de dezembro e janeiro e a relação de candidato por vaga varia dependendo da área, sendo em média dez por vaga.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/23/faculdade-de-medicina-faz-solenidade-de-formatura-de-residentes/