Formatura da Faculdade de Medicina reúne centenas de pessoas

Publicada em 24/02/2017 às 15:24

A solenidade de Formatura dos Residentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) ocorreu nessa quinta-feira (23), com a presença de grande público. Na ocasião, 69 médicos receberam o certificado de conclusão de curso de especialidade. Ao todo, a instituição já formou 1042 residentes e estagiários.

Parte da turma de Residentes

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A mesa diretiva foi composta pelos seguintes médicos: Dr. Edmir Américo Lourenço, Drª. Celia Campanaro, Dr. Alexandre Venâncio de Sousa, Dr. Luis Henrique Bignotto, Drª. Iza Botene, Drª. Maria de Fatima Valente Rizzo, Dr. Valdinei Mercês, Dr. Anuar Mitre, Drª. Maria Cristina Martins, Dr. Gilberto Lazaroni e Dr. Marcelo Munhoz.

O presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) da FMJ, Dr. Alexandre Venâncio de Sousa, considerou o evento um marco na história da instituição. “É uma honra, uma alegria enorme ver este auditório cheio, já que é primeira vez que acontece uma sessão solene de formatura para Residência Médica”.

Já o diretor da FMJ, Edmir Américo Lourenço, comentou sobre se tornar uma das escolas médicas acreditadas no ano passado e a excelência da instituição de ensino. “Egressos das residências, vocês deverão se orgulhar de fazer parte deste ‘staff’, já que somos uma das melhores escolas de medicina do Brasil. A diretoria se orgulha de todos vocês e lhes deseja um enorme sucesso profissional”, declarou.

Hoje são 88 vagas credenciadas na Comissão Nacional de Residência Médica, distribuídas da seguinte forma: seis em Anestesiologia, 15 em Cirurgia Geral, 15 em Clínica Médica, três em Dermatologia, quatro em Medicina de Família e Comunidade, oito em Obstetrícia e Ginecologia e, cinco em Oftalmologia, oito em Ortopedia e Traumatologia, quatro em Otorrinolaringologia, 12 em Pediatria, uma em Medicina Intensiva e Pediátrica, uma em Neonatologia, quatro em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e duas em Urologia.

As residências variam de acordo com a especialidade e duram dois ou três anos, sendo que o campo de atuação pode ser: Hospital Universitário (HU), Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HCSVP), Hospital Regional de Jundiaí (HRJ), Hospital Geral de Taipas (HGT), Ambulatório de Especialidades da FMJ, Ambulatório de Saúde da Mulher e alguns serviços credenciados. O processo seletivo ocorre anualmente nos meses de dezembro e janeiro.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/24/formatura-da-faculdade-de-medicina-reune-centenas-de-pessoas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original