Prefeitura estuda apoio para o projeto de pesquisa vírus Zika
Publicada em 02/03/2017 às 17:32O médico responsável pela coordenação da pesquisa “Infecção vertical pelo vírus Zika e suas repercussões na área materno-infantil”, Saulo Duarte Passos, esteve reunido com o prefeito Luiz Fernando Machado, nesta quinta-feira (2). O motivo do encontro foi apresentar as diretrizes do projeto, iniciado em março de 2016, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, que acompanha 700 mães e 460 bebês, e necessita de apoio para ser fortalecido.
Por parte da Prefeitura de Jundiaí, foi sinalizado o interesse de estruturar uma equipe de apoio para que o projeto possa avançar, de acordo com o prefeito. “A partir da semana que vem, vamos formatar um grupo de trabalho para estabelecer uma aproximação com o projeto e os pesquisadores”, afirmou o chefe do executivo. “É uma obrigação do município dar apoio a essa questão de saúde pública.”
LEIA TAMBÉM
Prefeito garante R$ 12 milhões para o São Vicente
Hospital Universitário promove 1ª Noite da Pizza em prol do Projeto Zika
A solicitação de recursos junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em benefício do projeto também foi alternativa mencionada pelo prefeito.
Saulo explicou que o objetivo do projeto é investigar a transmissão do zika em gestantes e suas consequências nos bebês. As mães realizam exames de sangue, saliva e urina e são acompanhadas semanalmente. O desenvolvimento dos bebês é monitorado por três anos, por meio de ultrassom com equipamentos de última geração. “O exame é realizado no Centro Paulista de Radiologia, que fica em São Paulo”, explicou Saulo.
“A iniciativa é única no mundo ao desenvolver trabalho com a mãe no período de gestação e com o bebê após o nascimento. Em outros países, as pesquisas realizadas incluem apenas um destes públicos”, afirmou o médico.
O projeto vírus Zika tem visibilidade internacional, tanto que, em fevereiro deste ano, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Umea University – Suécia e da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) estiveram no Hospital Universitário, em Jundiaí, para acompanhar de perto o desenvolvimento da pesquisa.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original