Projeto Nakopa discute os impactos da política pública de resíduos sólidos

Publicada em 02/03/2017 às 15:34

Com o objetivo de promover informação relativa à gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos como método para transformação da sociedade e instrumento importante de gestão pública, nesta quinta-feira (2) ocorreu, no Paço Municipal, o 2º Seminário Técnico Nakopa 2017. A iniciativa da Unidade de Serviços Municipais teve como palestrante a engenheira e advogada Christiane Dias Pereira, especialista em Gestão Empresarial e Direito Ambiental, coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig no Brasil.

Christiane Pereira, responsável pelos seminários do Nakopa

A segunda etapa do seminário foi, novamente, voltado para os servidores municipais das diversas unidades de gestão da Prefeitura. O Nakopa – sigla em alemão – para o projeto “Novas parcerias para o desenvolvimento sustentável” teve como tema central a Política Municipal de Resíduos Sólidos, impactos ambientais, proteção do clima e preservação de recursos naturais.

Segundo Christiane Pereira, o projeto Nakopa é uma parceria intragovernamental, que busca aperfeiçoar a gestão sustentável dos resíduos em Jundiaí, com três eixos distintos de atuação: Educação Ambiental, Capacitação Técnica e Capacitação Operacional. “Nos seminários apresentamos e discutimos conceitos sobre o gerenciamento de resíduos, desde a coleta, transbordo, caracterização e tratamento até a disposição final adequada e, ainda, intervenções de educação ambiental, licenciamento, financiamento e inclusão social”, observou a especialista.

Marcio Moraes. diretor da Unidade de Serviços Municipais

Para o diretor técnico da Unidade de Serviços Municipais, Márcio Alberto de Moraes, neste segundo encontro foi importante conhecer as políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal para, desta forma, se inteirar dos desafios, das divergências e, até mesmo, dos pontos comuns que existem nesta área de resíduos sólidos. “A nossa proposta é promover o debate e a integração das diversas áreas da Prefeitura, que, direta ou indiretamente, estão envolvidos neste processo. Nossa meta é a de melhorar as técnicas de tratamento e destinação do lixo na cidade”, destacou.

O Nakopa ainda promoverá mais quatro encontros para os funcionários públicos, seja no formato de seminários técnicos, workshops ou capacitação acadêmica. Ao final, no mês de junho, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a proposta é realizar um evento regional e, ao mesmo tempo, uma atividade de educação ambiental envolvendo os estudantes de três escolas do Vetor Oeste da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/02/projeto-nakopa-discute-os-impactos-da-politica-publica-de-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original