Prefeito apresenta projeto de complexo de represas a secretário estadual

Publicada em 03/03/2017 às 18:18

O prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu, na manhã desta sexta-feira (3), com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, para discutir o projeto de construção de um novo conjunto de represas na Região de Jundiaí. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal explicou que o complexo será formado por três represas, que, juntas, terão uma vazão de 270 litros por segundo, integrado a uma nova estação de tratamento de água (ETA).

De acordo com o prefeito, os recursos, de cerca de R$ 300 milhões, deverão ser obtidos junto ao Ministério das Cidades, oriundos do FGTS. “O apoio solicitado pelo município à secretaria diz respeito aos aspectos técnicos da outorga e construção do complexo de represas e ETA”, explicou Luiz Fernando.

LEIA TAMBÉM
Prefeito garante R$ 12 milhões para o São Vicente
DAE realiza remanejamento de tubulação de esgoto no bairro do Retiro
Governador vistoria as obras das Alças de Acesso da rodovia Anhanguera

Prefeito recebeu apoio da secretaria estadual para construção de complexo de represas

O secretário Benedito Braga considerou muito positiva a iniciativa, que reforça o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado na busca da segurança hídrica. “Com a grande variabilidade do clima atualmente, é preciso que estejamos preparados para enfrentar períodos mais longos e irregulares de seca e chuvas. Jundiaí faz parte da macrometrópole que vai de Santos a Campinas e essa proposta terá todo o apoio da secretaria”, destacou, lembrando a importância de Jundiaí como polo da indústria alimentícia nacional.

O diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, colocou o órgão à disposição para marcar uma reunião técnica de apresentação do projeto elaborado pela equipe de Jundiaí. Segundo o diretor-presidente da DAE, Eduardo Palhares, que também participou do encontro, a reunião será realizada já na semana que vem. “É um projeto muito importante que vai contribuir para o desenvolvimento da cidade”, completou Palhares.

Outorga
No encontro, Luiz Fernando também fez um agradecimento à secretaria pela liberação de nova outorga para captação de água do rio Atibaia, que foi renovada por mais dez anos, conforme publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de fevereiro. “Essa renovação é de fundamental importância para Jundiaí porque, além de garantir o abastecimento de água à população, ela dá segurança em relação à disponibilidade do recurso para as empresas já instaladas e que venham a se instalar no município, que são importantes geradoras de emprego e renda para as famílias”, destacou o prefeito.

A outorga autoriza a DAE a captar água dos rios Atibaia (4.320 m3/hora) e Jundiaí Mirim (6.515 m3/hora), Ribeirão da Ermida (162 m3/hora) e do Córrego da Estiva (180 m3/hora), durante 24 horas e em todos os dias do ano.

O gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, também participou da reunião.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/03/prefeito-apresenta-projeto-de-represas-a-secretario-estadual/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original