Artistas de Circo e Teatro tomam conta da cidade
Publicada em 25/03/2017 às 15:37O calçadão da rua Barão de Jundiaí, no Centro, abriu passagem para o Cortejo Artístico que, na manhã deste sábado (25), lembrou o Dia do Teatro e do Circo (celebrado em 27 de março). Formado por artistas e grupos jundiaienses, o Cortejo chamou a atenção de quem caminhava pela cidade.
Renan Kaleovre, de seis anos, se encantou com Senhor Obediente, um boneco criado pela artista jundiaiense Eduarda Ohoe. “Eu adorei o jeito que ele mexe a cabeça e as pernas. Nunca tinha visto nada igual”, declara o garoto. A mãe, Charlene Santos Roveri, elogiou a iniciativa da Unidade de Cultura que, até segunda-feira (27), oferece uma programação especial e gratuita. “Acho muito interessante promover este contato das artes com as crianças, tão acostumadas a ficarem no computador ou no celular. Afinal, eles irão compor a futura plateia”, lembra.
LEIA TAMBÉM
Unidade de Cultura e Senac oferecem curso gratuito
Mudança da Casa da Cultura economizará R$ 144 mil ao ano
Levar diferentes manifestações culturais para além dos teatros foi uma das propostas do evento. O resultado estava nas ruas e no olhar curioso das pessoas a cada acrobacia e malabares dos artistas. “O objetivo desta iniciativa é restabelecer o vínculo das mais diferentes manifestações artísticas com o seu público. É a cultura mostrando a sua cara”, explica a gestora de Cultura, Vasti Marques.
O evento culminou com a apresentação do Teatro de Senhoritas e CausaEfeito Art Spray, que levou para frente do Centro das Artes a intervenção cultural Parangolé Graffiti. A atração marca o retorno de Jundiaí na programação do Circuito Cultural Paulista, programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que oferece aos municípios atrações gratuitas. “A retomada desta parceria é fundamental, pois a partir daí poderemos trazer outros projetos estaduais para o município. Além disso, somente os melhores grupos do estado compõem a programação do Circuito”, afirma o diretor de Cultura, Marcelo Peroni.
Promover a apresentação em frente ao Centro das Artes foi outra inovação da Unidade de Cultura para o evento. “Estamos dizendo ao público de Jundiaí que existe um desejo político, um compromisso de trabalho árduo para que este espaço seja reaberto“, diz Vasti.
Deste sábado cultural, fica o painel pintado pelo grafiteiro Luiz Birigui. Assim, os tapumes que cercam aquela que já foi uma das mais importantes salas de espetáculos de Jundiaí vão, aos poucos ganhando cor, vida e arte.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original