Plantio de mudas ajuda na recuperação de nascentes em Jundiaí

Publicada em 25/03/2017 às 16:02

O plantio de 1200 mudas na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, na manhã deste sábado (25), marcou o encerramento das comemorações da Semana da Água em Jundiaí. A ação contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado; da coordenadora do Programa Nascentes da secretaria do Estado do Meio Ambiente, Helena Carrascosa; do gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo José Alvarez; do diretor presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Santos Palhares; do gerente de Água da TNC, Samuel Barrêto e de convidados, que foram recepcionados pelo Sr. Antonio, proprietário da fazenda.

A recuperação da nascente foi promovida pela ONG The Nature Conservancy (TNC) e Coalizão Cidades pela Água, que reúne governos municipais, universidades, comitês e agência de bacia hidrográfica, além de produtores rurais.

“A Coalizão é de extrema importância, pois oferece a integração entre empresas e governos, tornando-se o diferencial para o sucesso das ações realizadas em conjunto para o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou Luiz Fernando Machado.

LEIA TAMBÉM
Abastecimento por mais dez anos é garantido por outorga
Prefeito recebe moradores do Recanto da Prata e alunos do Colégio Íntegra

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição recebeu 1200 mudas

Samuel Barrêto afirmou que a ação desenvolvida na manhã deste sábado é a concretização dos esforços para a recuperação de uma importante área para a região. “É um trabalho em parceria que ajuda a aprimorar a segurança hídrica e a preservação de áreas primordiais para o abastecimento dos municípios. É a ação coletiva que vai garantir água para todos”, disse o gerente de Águas da TNC.

Para o Prefeito, integração torna-se o diferencial para o sucesso das ações

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição foi escolhida por estar localizada em uma área estratégica para a preservação das fontes de água que alimentam o sistema Piracicaba, Capivari, Jundiaí. Ao crescer, as árvores irão ajudar na redução de erosão nas beiras de rios e nascentes e ainda facilitarão a infiltração da chuva no solo até chegar aos córregos, rios e reservatórios.

O plantio foi realizado como medida de compensação ambiental pela empresa CIPASA e faz parte do Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, um acelerador dos processos, uma vez que aproxima e viabiliza a ação de empresas que precisam conservar e recuperar áreas importantes.

As mudas foram plantadas por funcionários voluntários de empresas instaladas na região da Grande São Paulo e de Jundiaí, que fazem parte da Coalização Cidades pela Água como Femsa, Ambev e UPS..

A Coalizão Cidades pela Água  é uma iniciativa da TNC em parceria com o setor privado, lançada em novembro de 2015 com objetivo de ampliar a segurança hídrica de 12 regiões metropolitanas brasileiras até 2020, por meio de ações de recuperação e conservação de nascentes e mananciais em áreas críticas para a produção de água. No Brasil, fazem parte da Coalizão empresas globalmente reconhecidas como Ambev, Coca-cola Femsa, PepsiCo, Fundación Femsa, Klabin, Kimberly-Clark, Faber-Castell, Arcos Dourados, McDonald’s, Unilever, Procter & Gamble e Bank of America Merrill Lynch. As ações da Coalizão devem beneficiar diretamente a conservação de 460 mil hectares e, indiretamente, uma área superior a 2 milhões de hectares.

Plantios marcaram o encerramento das comemorações da Semana da Água em Jundiaí

Semana da Água
Ainda dentro da programação da Semana da Água, promovida pela Prefeitura de Jundiaí e DAE, outro plantio de mudas foi realizado na manhã de sábado (25), quando aproximadamente 450 escoteiros dos grupos de Jundiaí e região promoveram a revitalização da Nascente do Savieto, no bairro do Pinheirinho, que faz da parte da recarga do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento do município.

O evento iniciou no Parque da Cidade com a apresentação musical das “Crianças e seus Violinos”. Em seguida, os escoteiros partiram em caminhada até a Nascente do Savieto, onde realizaram o plantio de 20 mudas de árvore nativas.

Assessoria de Comunicação DAE Jundiaí
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/25/plantio-de-mudas-ajuda-na-recuperacao-de-nascentes-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original