Semana de Conscientização sobre o Autismo começa nesta terça-feira (4)

Publicada em 29/03/2017 às 17:30

A Unidade de Gestão de Educação realiza entre terça (4) e quinta-feira (6) a 1ª Semana de Conscientização sobre o Autismo. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no auditório Elis Regina, localizado no Centro Municipal de Desenvolvimento Profissional e Formação, no Complexo Argos. As inscrições podem ser feitas pela internet e as vagas são limitadas.

A atividade contará com palestras ministradas por representantes de instituições como a APAE e a organização “Mais Diferença”, além de convidados especialistas no assunto. Na primeira palestra, na terça-feira (4), das 8h às 10h, será abordado o tema “O autismo é uma realidade. Vamos compreendê-la?”. No período da tarde, das 14h às 16h, o assunto em discussão será: “Diferente mas igual. Uma fala da experiência”.

Já na quarta-feira (5), a semana continua com as palestras “Estruturando e construindo materiais pedagógicos para o universo autista”, das 8h às 10h, e “O autismo é uma realidade. Vamos compreendê-la?”, das 14h às 16h. Encerrando a programação, na quinta-feira (6), das 8h às 10h, será debatido o tema: “Autismo: perspectivas históricas e abordagens atuais”, e, no período da tarde, das 14h às 16h, será promovida uma roda de conversas para avaliação do evento.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação, Adauto Douglas Parré, ao promover o evento, o objetivo principal é dar visibilidade para os autistas. “Ao longo da semana, faremos os debates a fim de auxiliar na diminuição do preconceito. A ideia também é ofertar informações corretas sobre questões como diagnóstico e terapia, e, colocar em contato os profissionais, os educadores, a comunidade e os pais para a troca de experiências e estratégias, pois sabemos que é o conjunto dos trabalhos articulados que favorece a inclusão”, destaca.

Atualmente, o sistema municipal de ensino tem 120 crianças com Transtorno do Espectro Autista matriculadas. Os alunos recebem, durante as aulas, acompanhamento de profissional de apoio. A Unidade de Gestão de Educação também disponibiliza o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde em salas com múltiplos recursos, localizadas em 26 escolas polo, os estudantes com algum tipo de deficiência são acompanhados por professores no contraturno das aulas, e, o Núcleo de Apoio Especializado que oferece atendimento psicológico, psicopedagogo, fonoaudiólogo e trabalhos em grupo.

O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/29/semana-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-comeca-nesta-terca-feira-4/