Começou a 1ª Semana de Conscientização sobre Autismo

Publicada em 04/04/2017 às 16:28

Com a palestra “O autismo é uma realidade. Vamos compreendê-la?”, a Unidade de Gestão de Educação abriu nesta terça-feira (4), no auditório Elis Regina (Complexo Argos), a programação da 1ª Semana de Conscientização sobre o Autismo. O prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor da Unidade de Gestão de Educação, Oswaldo José Fernandes, prestigiaram a abertura do evento.

Até quinta-feira (6), representantes de instituições e especialistas no tema vão trocar experiências e estratégias com educadores, pais e comunidade. A primeira palestra, ministrada pela equipe de profissionais da Apae Jundiaí, ofertou aos participantes informações sobre diagnóstico e terapias.

“Nosso objetivo é conscientizar para as demandas da sociedade em geral, no que tange ao atendimento das crianças com algum tipo de deficiência, e, nesta semana, estamos enfocando o autismo. O Sistema Municipal de Ensino atende 1384 crianças com deficiência, sendo 120 com autismo. Em janeiro, tínhamos cerca de 600 crianças. Mais do que um atendimento técnico, é importante o acolhimento e estar aberto à comunidade”, comentou o Gestor de Educação.

LEIA TAMBÉM
Lista de espera por creche tem redução de 48%
‘Agita Família na Escola’ promove integração entre pais e filhos no Medeiros

A 1ª Semana de Conscientização sobre o Autismo teve início nesta terça (4) e segue até quinta-feira (6)

O prefeito Luiz Fernando acrescentou que a inclusão é algo desafiador e destacou a importância de realizar uma semana de debates aberta ao público. “Temos que ter claro que prestamos um serviço e temos que ofertar o melhor. Também é preciso inserir a sociedade nesse tema. Para isso, é fundamental debater e aprender com quem tem experiência”, enfatizou.

No período da tarde, o tema abordado foi “Diferente mas igual. Uma fala da experiência.”

Também participaram da abertura o diretor do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação, Adauto Douglas Parré; o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); e a diretora executiva da Apae Jundiaí, Sueli Angelotti.

Programação
Nesta quarta-feira (5), o evento continua com as palestras “Estruturando e construindo materiais pedagógicos para o universo autista”, das 8h às 10h, e “O autismo é uma realidade. Vamos compreendê-la?”, das 14h às 16h. Encerrando a programação, nesta quinta-feira (6), das 8h às 10h, será debatido o tema: “Autismo: perspectivas históricas e abordagens atuais”, e, no período da tarde, das 14h às 16h, será promovida uma roda de conversas para avaliação do evento.

O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/04/1a-semana-de-conscientizacao-sobre-autismo-e-aberta-no-complexo-argos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original