Nova fase da vacinação da Influenza teve início nesta segunda (24)
Publicada em 24/04/2017 às 19:40Chegou a vez das gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses a quatro anos serem imunizadas contra a Influenza. O novo grupo de cobertura começou a receber a vacina nesta segunda-feira (24), de acordo com calendário estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Para este público, a expectativa da Unidade de Gestão em Promoção da Saúde (UGPS) é imunizar 4.054 gestantes, 21.392 crianças e 666 puérperas. Segundo Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, além do impacto epidemiológico, novos estudos mostram que o vírus Influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. “Portanto, ao tomar a vacina, você não apenas se protege da gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte”. Outro ponto é de importância social, já que, ao tomar a vacina, a pessoa diminui a circulação do agente infeccioso e evita que ele seja transmitido ao redor.
LEIA TAMBÉM
Promoção da Saúde imuniza 1.731 pessoas contra febre amarela
As doses das vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação ou um documento com foto.
Balanço
Maria do Carmo lembra que a vacinação continua para os demais grupos considerados de risco (idosos e profissionais de saúde). A meta da UGPS é imunizar até o fim da campanha, que prossegue até 26 de maio, 90% de cada um dos grupos.
Neste sentido, de acordo com o último balanço realizado em Jundiaí, foram aplicadas 649 doses em trabalhadores da saúde, o que representa uma cobertura de 6,99% e 9.190 doses em idosos e cobertura de 18,26%.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
22/08/2025
Sábado tem multivacinação na Clínica da Família Hortolândia e na UBS Fazenda Grande
-
20/08/2025
Após parceria, mulheres têm acesso ao tratamento cirúrgico de mastectomia com reconstrução mamária
-
19/08/2025
Técnicos da VISAM participam de Fórum sobre Leishmanioses
-
19/08/2025
Oficina realizada em Jundiaí reúne profissionais de Vigilância Sanitária de 42 cidades
Baixe as fotos desta notícia na resolução original