Saúde realiza mapeamento para ampliar tratamento alternativo

Publicada em 26/04/2017 às 19:13

O diagnóstico de doenças reumáticas (artrite e artrose) chegou para Shirlei Roveri, 62 anos, acompanhado de dores quase que diárias. Um quadro clínico aparentemente irreversível, mas que foi ganhando alívio a cada sessão de acupuntura. O tratamento alternativo é oferecido hoje pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio das Políticas de Práticas Integrativas e Complementares (PPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A acupuntura ajudou muito. Durante o atendimento, eu relaxo tanto que chego a dormir e a qualidade do meu sono melhorou demais”, descreve a usuária do serviço oferecido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara.

LEIA TAMBÉM
Promoção da Saúde imuniza 1.731 pessoas contra febre amarela
Nova fase da vacinação da Influenza teve início nesta segunda (24)

Shirlei faz acupuntura na UBS do Jardim Guanabara e está feliz com os resultados

Dona Shirlei e mais 14.900 pessoas são contempladas, mensalmente, por alguns dos recursos oferecidos pela PPIC, como dança circular, lian-gong, atividade física e meditação, entre outras práticas. “A rede de atendimento básico prioriza a integralidade do atendimento, ou seja, um paciente que chega à UBS com dor crônica recebe um tratamento multidisciplinar”, explica a médica clínica geral, referência técnica da PPIC, Silvana Baptista.

A eficácia do tratamento alternativo levou a UGPS a iniciar um monitoramento que culminará na otimização do atendimento oferecido no município. Neste sentido, um levantamento deve revelar o espaço físico disponível em cada UBS, assim como os profissionais que já possuem capacitação e que poderão ser incluídos nas Práticas Integrativas e Complementares.

Atualmente, boa parte do tratamento alternativo é possível porque conta com uma rede de proteção de parceiros. “Centros Comunitários (CC) e igrejas têm aberto suas portas para que possamos desenvolver algumas destas práticas. Este levantamento vai nos auxiliar para que possamos encontrar outros espaços que possam ser igualmente reaproveitados.”

Outra frente a ser trabalhada será a capacitação dos profissionais de saúde que poderão ser inseridos como um agente no atendimento das PPIC. “O bloqueio em parte da agenda deste profissional da saúde não pode comprometer o atendimento realizado na UBS. Daí a necessidade de ampliar este quadro, sem onerar os cofres públicos”, lembra.

A expectativa da Unidade de Promoção da Saúde é concluir este levantamento e ampliar o atendimento das PPICs no segundo semestre deste ano. Desta forma, outras pessoas poderão, assim como dona Shirlei, acreditar no envelhecimento com qualidade de vida e sem dor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/26/saude-realiza-mapeamento-para-ampliar-tratamento-alternativo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original