Febre amarela: imunização na região rural retorna na próxima semana

Publicada em 28/04/2017 às 18:51

A previsão meteorológica de chuva levou a Unidade de Gestão em Promoção da Saúde (UGPS) a suspender a vacinação contra a febre amarela na região rural de Jundiaí. A imunização será retomada no próximo final de semana, nos bairros pré-definidos pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, sendo: Fazenda Conceição, Jardim Molinari, Mato Dentro, Jardim Tarantella e Vale Azul.

LEIA TAMBÉM
Promoção da Saúde imuniza 1.731 pessoas contra febre amarela
Nova fase da vacinação da Influenza teve início nesta segunda (24)

“Decidimos realizar estas mudanças, para que a vacinação seja otimizada. Com a previsão de tempo ruim, acreditamos que o acesso a estes bairros onde predominam estradas de terra ficaria comprometido”, justifica a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza. A gestão de Saúde reforça que Jundiaí continua sem caso da doença.

A cobertura na área rural começou no último final de semana prolongado (21, 22 e 23 de abril), quando foram vacinadas 1.731 pessoas. A vacinação prossegue até que os 19 mil moradores da região, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sejam imunizados.

Considerando a situação epidemiológica da febre amarela na região de Jundiaí, onde casos foram confirmados em municípios próximos (Campinas e Vinhedo), o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Campinas optou por incluir a vacinação na zona rural. “Essa medida visa proteger esses moradores antes que o vírus comece a circular em nosso município. Vale ressaltar que até o momento Jundiaí não apresenta caso positivo em humanos ou em macacos”, reforça Fauzia.

A Vigilância Epidemiológica continuará disponibilizando a vacina àquelas pessoas que viajarão para as áreas consideradas de risco. Para estes casos, vale lembrar que a vacinação acontece mediante agendamento prévio nas UBSs da Agapeama e Central.

Este agendamento deve ser feito pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A UBS da Agapeama fica na rua Luiz Capri, 238, e a UBS Central, na avenida Antônio Segre, 71. Esta Unidade fornece o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/28/febre-amarela-imunizacao-na-regiao-rural-retorna-na-proxima-semana/