Pioneira: Jundiaí é escolhida para sediar o Núcleo Correios de Handebol

Publicada em 05/05/2017 às 18:08

O dia 8 de maio de 2017 irá entrar para a história do esporte de Jundiaí, já que a cidade foi escolhida pela Confederação Brasileira de Handebol (CBhb) para sediar o Núcleo Correios de Handebol – “Preparando Mãos para o Futuro” se tornando o primeiro município do Brasil a contar com uma ação esportiva social que, em parceria com os Correios, visa incentivar a prática esportiva e contribuir no desenvolvimento de crianças.

O lançamento oficial acontece nesta segunda-feira (8), às 10h30, na quadra da Associação dos Moradores do Jardim Tamoio (rua da Mina, s/nº). O local foi escolhido pela diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Rita Orsi, responsável pela elaboração do projeto. “Jundiaí já é reconhecida pela massificação do handebol. Porém, naquela região identificamos crianças com maior necessidade de absorção de conhecimento”, explica.

LEIA TAMBÉM
Fundo Social dá boas-vindas à delegação de Jundiaí dos JORI 2017

Ela conta que, a partir da vontade dos Correios em apoiar uma ação de cunho esportivo/social, foi encaminhado uma solicitação de interesse para que Jundiaí fosse o município escolhido para receber este projeto. “Realmente será um marco para o esporte de Jundiaí, ainda mais por termos a chancela da CBhb e por permitir a formação humana e não apenas esportiva das crianças”, comemora.

Núcleo
No total, serão 30 crianças, entre meninos e meninas, com faixa-etária entre 9 e 11 anos, que três vezes por semana estarão na sede do projeto. Às segundas-feiras, a pedagoga Katia Delmondes dará o reforço escolar e roda de conversa desenvolvendo formação humana e orientação da sexualidade. As terças e quintas serão trabalhados o handebol com o professor de Educação física Diogo Souza (tio Boi). O contato com a modalidade vai contar com o apoio da estagiária Camila Dionísio.

A seleção das 30 crianças que serão atendidas pelo núcleo foi realizada com o apoio das lideranças do Jardim Tamoio. “Inclusive, tivemos um número excedente de inscritos às vagas disponibilizadas, mas pretendemos atender a todas as crianças que tiveram interesse em participar”, adianta Rita.

O projeto deve contemplar o trabalho em outras frentes, como visitas a museus e partidas de handebol, além de estarem inseridas no Festival de Handebol. “Esta faixa etária, chamada de mini handebol, é considerada a melhor idade para inserir a criança em uma atividade coletiva”.

Enquanto os Correios oferecem uniformes, lanches e profissionais para ministrarem as aulas, a Unidade de Esporte garantirá a adequação do espaço e o material esportivo.

Rita lembra que o objetivo maior do núcleo vai além do esporte. “Muitas destas crianças terão este espaço como sua segunda casa. Vão sair das ruas, muitas vezes em situações de vulnerabilidade e terão o primeiro contato com a modalidade”, lembra.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/05/pioneira-jundiai-e-escolhida-para-sediar-o-nucleo-correios-de-handebol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original