Gestores participam de palestra sobre orçamento
Publicada em 15/05/2017 às 18:28Gestores e diretores da Prefeitura de Jundiaí e das autarquias municipais participaram na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da DAE, de uma palestra sobre planejamento, orçamento e gestão no setor público, como parte da 5ª reunião de trabalho com as plataformas de gestão. A palestra foi ministrada pelo economista e especialista na área, José Carlos Polo, que já foi também secretário de Finanças do município.
Na abertura da reunião, o prefeito Luiz Fernando Machado reafirmou que a administração atual preconiza, desde o início, a atuação de forma técnica para que a gestão pública seja de fato eficiente. “Nosso entendimento é de que a qualificação da gestão pública gera somente bons resultados. Vamos trabalhar para que a cidade se desenvolva com características de responsabilidade típicas de uma administração financeiramente responsável”, disse.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí busca estratégias com Incor para recuperar o Hospital São Vicente
O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para reforçar aos diretores presentes a necessidade de se aproximar da comunidade para entender melhor as suas demandas e buscar soluções para os problemas. “O foco da nossa gestão é um trabalho técnico, mas acredito que esta proximidade também ajuda a garantir a eficiências das ações e, desta forma, melhorar os serviços oferecidos ao cidadão, que é prioridade. Não podemos, de forma alguma, perder a conexão entre poder público e população ”, pontuou.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou que o evento foi importante para aprimorar o alinhamento técnico entre todos os gestores e, assim, “garantir a eficiência do ciclo de planejamento, que envolve a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)”.
PalestraEm suas considerações, o economista mencionou a importância do uso racional dos recursos públicos, especialmente em tempos de crise econômica, para garantir a manutenção os investimentos necessários para o desenvolvimento da cidade. “Neste sentido, o trabalho em modelo de plataformas de gestão que foi instituído na Prefeitura de Jundiaí este ano tem um papel importante, pois otimiza processos e melhora os resultados”, comentou Polo.
O especialista ponderou, também, que o planejamento deve ser visto como um processo decisório pelo qual se estabelece, antecipadamente, objetivos, metas e os meios a serem utilizados com vista à solução dos problemas identificados. “Cabe mencionar que o planejamento é dinâmico e permanente. Ou seja, os pontos podem ser alterados de acordo com a realidade”. Ainda de acordo com Polo, outra ferramenta importante é a prospecção econômica e financeira, uma vez que ela estabelece hipóteses sobre os recursos obtidos na área tributária e também a exploração de outras fontes de receitas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
26/12/2024
Obras da usina fotovoltaica, na sede da DAE, têm início
-
17/12/2024
Estações de Tratamento de Água da DAE conquistam a ISO 9001:2015
-
16/12/2024
Obras de remanejamento da DAE Jundiaí chegam à Vila Argos
-
09/12/2024
Leituristas da DAE: espectadores da evolução da empresa e de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original