Palestra oferece orientações a cuidadores de pessoas com Alzheimer
Publicada em 17/05/2017 às 19:35Jundiaí conta com a sub-regional da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), que realiza mensalmente uma reunião, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), com objetivo de apoiar o grupo de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar estas pessoas.
Neste sábado (20), às 9h, ocorre a reunião com o médico e geriatra José Eduardo Martinelli. Na oportunidade ele falará sobre Depressão e Demência. Não é necessária inscrição prévia e não há cobrança de taxa dos participantes.
LEIA TAMBÉM
Em 120 dias, Saúde liquida 80% da dívida de mais de R$ 22 milhões
Segundo o geriatra e professor da FMJ, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. Há diversos fatores de risco e proteção para a doença de Alzheimer com estudos recentes e relevantes. A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo.
De acordo com a Abraz, a doença de Alzheimer é responsável por 70% dos casos de demências e se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas, entre elas: memória, linguagem, orientação espacial, alterações de comportamento afetivo e social. A evolução nos casos de demência leva ao comprometimento ocupacional e/ou social do indivíduo, aumentando cada vez mais sua dependência. O diagnóstico precoce pode promover melhoria na qualidade de vida do doente e refrear o avanço dos sintomas mais graves.
Assessoria de Imprensa FMJ
-
04/08/2026
Dia D de Multivacinação terá cinco pontos de vacinação em Jundiaí no dia 22 de agosto -
31/07/2026
Jundiaí adere à Campanha de Multivacinação para atualizar caderneta de crianças e adolescentes e promover mais proteção -
28/07/2026
Após avaliar mais de 2,6 mil pessoas, Jundiaí avança em levantamento epidemiológico de saúde bucal -
27/07/2026
Prefeitura avança em melhorias na Farmácia de Alto Custo e amplia ações para qualificar atendimento