Profissionais de Atenção Básica participam de capacitação sobre guia alimentar
Publicada em 19/05/2017 às 18:55Após parceria firmada com o Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde (NUPENS) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) concluiu, nesta sexta-feira (19), a capacitação realizada junto aos profissionais da Atenção Básica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e referenciais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre os novos princípios e recomendações do Guia Alimentar.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra a febre amarela estará de volta neste sábado, 20
Saúde divulga novo balanço de vacinação contra Influenza
A iniciativa coloca Jundiaí à frente dos demais municípios, ao habilitar os profissionais da saúde para que, a partir de agora, se tornem replicadores de informações que contribuam para a redução do sobrepeso e obesidade registrados em todas as faixas etárias, assim como doenças crônicas consideradas a principal causa de morte entre adultos.
“Para o enfrentamento desse cenário, é necessária a ampliação de ações intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e nutrição”, explica a professora de nutrição da NUPENS, Patrícia Jaime. Ela coordena a pesquisa científica que desenvolveu o protocolo da oficina permanente implantada em Jundiaí para o Guia Alimentar Para a População Brasileira 2016.
Segundo Rita de Cássia Francesco, assessora técnica do Programa da Primeiríssima Infância, o guia alimentar foi elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade do Canadá e configura-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS). “A partir de agora estes agentes serão multiplicadores de informações e estes devem levar a base deste guia alimentar para a população”, explica.
Alimentação e nutriçãoEste material tem por objetivo apoiar o planejamento e o desenvolvimento de ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na Atenção Básica. Esta promoção faz parte dos cuidados da atenção nutricional e deve estar associada às demais ações de atenção à saúde do SUS, contribuindo para o enfrentamento do atual cenário epidemiológico, representado pelo aumento significativo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e importantes mudanças no consumo alimentar do jundiaiense.
Assim, pretende ser um orientador da mudança de prática no que se refere à abordagem da promoção da saúde, apresentando propostas de metodologias com suporte teórico e prático para o desenvolvimento das ações. Espera-se que os conteúdos abordados ajudem na tarefa e no compromisso cotidiano dos gestores e trabalhadores do SUS, a fim de que se transformem em multiplicadores e criadores de estratégias para a promoção da saúde de todos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
-
12/01/2025
PAIT tem novas turmas neste mês
-
11/01/2025
Ação para avaliação de risco de dengue continua na próxima semana
Baixe as fotos desta notícia na resolução original