HU inaugura obra da UTI Neo nesta quinta-feira (25)

Publicada em 22/05/2017 às 18:32

A melhoria no acolhimento prestado às mães e bebês de Jundiaí e região que necessitam de atendimento de alta complexidade terá um avanço significativo com a entrega da obra de reestruturação e reforma da UCIN (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais) do Hospital Universitário de Jundiaí (HU). A solenidade de entrega ocorrerá nesta quinta-feira (25), com as presenças do prefeito Luiz Fernando Machado e do gestor de promoção da Saúde, Vagner Vilela Cunha.

O investimento exclusivamente de adequações de infraestrutura foi de aproximadamente R$ 719.000,00 (setecentos e dezenove mil reais), sendo 54% de verba oriunda do Ministério da Saúde e 46% da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). “Entregar à cidade um novo espaço para tratamento de bebês portadores de doenças de alta complexidade representa para nós motivo de júbilo e orgulho, por estarmos convictos de trilhar um caminho honesto e humanístico em prol da sociedade”, ressalta Edmir Américo Lourenço, diretor da FMJ.

LEIA TAMBÉM
Profissionais de Atenção Básica participam de capacitação sobre guia alimentar
Cobertura da Vacinação contra a Gripe é novamente ampliada

A UCIN do HU conta com 25 leitos, sendo: dez de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal); dez de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCI Convencional); e cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCU Canguru). A estrutura atual tem ocupação média em torno de 90%, sendo a área total de 298,93 metros quadrados.

Dentre as melhorias realizadas, estão a construção de bancada central, que permite que a enfermagem realize o acompanhamento dos leitos em 360º; a criação de uma sala em nível superior com vidros, que permite o acompanhamento de toda operação por parte da equipe médica; sala de acolhimento para atender pais/responsáveis; instalação de modernas réguas hospitalares na cabeceira dos leitos que permitem melhor organização dos equipamentos e maior agilidade no atendimento; readequação da sala de conforto da equipe médica; substituição por lâmpadas de led, dentre outras.

O Hospital Universitário é referência no atendimento materno e infantil do Sistema Único de Saúde (SUS), presta assistência hospitalar para uma população estimada de 900 mil habitantes, abrangendo os municípios de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Itupeva, Cabreúva e Jarinu.

Investimento
A melhoria integra o projeto Rede Cegonha, do Governo Federal, que tem como principal objetivo promover a integração de cuidados para garantir à mulher o planejamento reprodutivo e a atenção humanizada no pré-natal, parto e puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e humanizado e ao acompanhamento até os dois anos de idade assegurando acesso para um crescimento e desenvolvimento saudável.

Assessoria de Imprensa HU


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/22/hu-inaugura-obra-da-uti-neo-nesta-quinta-feira-25/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original