Divisão Florestal participa de Brigada de Incêndio na Fazenda Ermida
Publicada em 24/05/2017 às 18:40 Com o objetivo de capacitar e atualizar profissionais para realizar atendimento em situação de emergência – especificamente em fogo/incêndio na mata nativa e principalmente na área compreendida pela Serra do Japi – a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) participou pelo quarto ano consecutivo da iniciativa realizada em parceria com a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (Faacg), no Auditório Egberto Lacerda Teixeira – Centro Cultural Fazenda Ermida -, e que integra as ações da Política Ambiental da instituição.A iniciativa cumpre as definições da atual Administração municipal de intensificar a fiscalização na reserva natural, promovendo ações de educação ambiental que visem o combate ao uso indevido do fogo, com policiamento ostensivo junto às áreas vulneráveis e de maior criticabilidade, acompanhando os efeitos das mudanças climáticas que acabam provocando as queimadas, e também numa ocorrência de queda de balão, tanto na reserva ambiental como também nas propriedades circunvizinhas.
Responsável pelo setor da GMJ, o inspetor Paulo Vicente Soares e a diretora geral da Faacg, Patrícia Razza, fizeram a abertura do evento, que contou com as presenças do comandante da GMJ, inspetor Cláudio Ferigato, o vereador Faouaz Taha (Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jundiaí) e profissionais das fazendas próximas.
LEIA TAMBÉM
GMJ e Conseg Barão de Jundiahy realizam encontro para discutir segurança pública
CEU das Artes comemora aniversário com extensa programação
A proposta também contou com a participação da veterinária Cristina Harumi Adania – coordenadora de Fauna da Associação Mata Ciliar; o tenente Ricardo Domingues, da Projeted – Centro de Treinamento e Prevenção; e Cândido Simões, da Guarany – equipamentos para combate a incêndio. “É preciso tocar as pessoas no que diz respeito à conscientização sobre a preservação das espécies, muitas já em extinção”, alertou a médica veterinária.
Teoria e prática abordaram itens importantes sobre como ir ao combate contra o fogo com profissionais devidamente preparados, portando equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados para as intervenções, subordinados a uma liderança com apoio físico e logístico, colocando em ação os planos emergenciais, inclusive com a prestação dos primeiros socorros, em caso de acidentados e para o resgate de animais ameaçados pelo fogo. O inspetor Soares destacou a criação em 2014 do Grupo de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) da GMJ, especializado em preservação ambiental.A diretora Patrícia Razza destacou a importância da realização do evento. “É fundamental a parceria da Fundação com a Guarda Municipal de Jundiaí, a responsabilidade de cada um de nós como multiplicadores da importância e necessidade de se proteger e preservar as matas, principalmente a Serra do Japi. Abrimos este espaço para debates e qualificação profissional pois estamos empenhados na conscientização sobre as causas relacionadas ao meio ambiente. A Fundação abraça esta causa que acima de tudo é educacional, sempre em parceria com a Guarda Municipal.”
Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Divulgação
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
04/12/2024
Gestores alinham últimos detalhes para entrega do CIES
Baixe as fotos desta notícia na resolução original