UTI Neonatal do HU já está de portas abertas

Publicada em 25/05/2017 às 19:28

A partir desta quinta-feira (25), mães e bebês de Jundiaí e região passam a contar com nova infraestrutura para atendimento na UCIN (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais) do Hospital Universitário (HU). A UCIN – antiga UTI Neonatal – foi totalmente reformada, proporcionando maior conforto e eficiência na assistência prestada à população.

A solenidade de entrega da reestruturação do espaço contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, do gestor de promoção da Saúde Vagner Vilela Cunha, do presidente da Câmara Municipal Gustavo Martinelli, do vereador Wagner Ligabó, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, dos diretores da Fundação Dr. Jayme Rodrigues, Flávio Silva e Erenaldo Barbosa, além de demais autoridades.

LEIA TAMBÉM
Febre amarela: vacinação será em sete bairros neste sábado (27)

Na abertura, o médico coordenador da Unidade Neonatal do HU, André Grion, apresentou imagens da estrutura antes e depois da reforma. Também ressaltou que o HU é referência no atendimento materno-infantil de alta complexidade. “Em 13 anos de história já realizamos cerca de 40 mil partos e nossa UTI Neonatal já prestou atendimento a cerca de 5 mil recém-nascidos”.

A obra integra o projeto Rede Cegonha, do Governo Federal, que arcou com 54% do total dos R$ 790 mil investidos. Os outros 46% foram da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). “A saúde pública de Jundiaí e região ganha um importante reforço hoje, a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do HU, que foi ampliada devido a demanda crescente de Jundiaí e região e taxa de ocupação de 90%.”, disse Edmir Américo Lourenço, diretor da FMJ.

Em cerimônia no HU, autoridades ressaltaram a importância das melhorias para o sistema de saúde

Lourenço relatou que, atualmente, as questões relacionadas à saúde têm sido um desafio para a maioria dos municípios do Brasil e que, para um hospital, que oferece atendimento SUS (Sistema Único de Saúde), é fundamental trabalhar em conjunto com a administração local para que se tenha sucesso. “Nós, com apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Luiz Fernando, apesar de todas as dificuldades de um hospital filantrópico que tem a imensa maioria dos seus atendimentos pelo SUS, permanecemos de portas abertas, atendendo todo entorno. Agradeço ao prefeito, que sempre propôs uma atuação conjunta. Nossa atual gestão está sendo marcada pela ênfase nessas iniciativas e parcerias sólidas com a Prefeitura Municipal de Jundiaí”, declarou.

Em seu discurso, o prefeito Luiz Fernando destacou a confiança que o município e a atual gestão têm no trabalho desenvolvido pelo HU. “Este hospital é um modelo da forma como se faz uma gestão na saúde pública em nosso país e no estado de São Paulo, uma referência”, disse o prefeito, em tom de agradecimento.

O prefeito relatou que a reforma da UTI Neo é muito importante para todas as mães e bebês da cidade e região, mas que a verdadeira diferença será feita pela equipe de profissionais. “Eu quero agradecer ao doutor André e toda a sua equipe, pois quem carrega, de fato, a responsabilidade de fazer disto aqui não só um momento de inauguração, são vocês. A equipe é que faz com que haja avanço, que ocorra a melhoria”, enfatizou.

Melhorias
As obras tiveram início em agosto de 2016 e as principais melhorias realizadas foram:

  • A construção de bancada central, que permite a equipe multidisciplinar o acompanhamento dos leitos em 360º;
  • A construção de sala para prescrição médica com visão completa da unidade;
  • Sala de acolhimento para atendimento individualizado dos pais/responsáveis;
  • Instalação de leitos de isolamento com sistema de pressão negativa de alta tecnologia, que faz com que o ar contaminado seja filtrado e não dissemine para outros ambientes;
  • Modernização da rede de gases medicinais;
  • Criação de sala de ordenha para incentivo e promoção ao aleitamento materno, melhorando a sobrevida dos recém-nascidos prematuros;
  • Instalação de ar condicionado central;
  • Instalação de inúmeras pias para higienização exclusiva das mãos, prevenindo os riscos de infecção hospitalar;
  • Substituição das lâmpadas atuais, por led, gerando melhor conforto e economia.

    O Hospital Universitário presta assistência hospitalar para uma população estimada de 900 mil habitantes, abrangendo os municípios de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Itupeva, Cabreúva e Jarinu.

O evento de inauguração contou com descerramento de placa e corte de faixa inaugural. Após a solenidade, as autoridades foram pessoalmente conhecer a nova instalação.

Assessoria de Imprensa HU
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/25/uti-neonatal-do-hu-ja-esta-de-portas-abertas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original