De olho no diagnóstico precoce, Saúde capacita enfermeiras

Publicada em 01/06/2017 às 19:09

A Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), por meio do Centro de Testagem e Amostragem (CTA) realizou, de março a maio, uma capacitação envolvendo mais de 10 enfermeiros da Atenção Básica. O objetivo é habilitar estes profissionais da saúde para o aconselhamento pré e pós-testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

De acordo com a Política e Diretrizes de Prevenção das DSTs/Aids, os municípios devem trabalhar na descentralização do diagnóstico precoce. “Neste sentido, em Jundiaí, já existe um protocolo que habilita o enfermeiro para a solicitação de sorologia, avaliação do exame e aconselhamento. Com o fim desta capacitação, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passam a contar com um profissional de saúde apto para prestar mais este serviço”, explica a gerente do CTA, Maria de Lourdes Munhoz.

LEIA TAMBÉM
Vacina contra a gripe é liberada para um novo grupo de risco

Ela lembra que esta descentralização deve levar a um aumento de casos novos das doenças sexualmente transmissíveis. “Na verdade, esta é nossa expectativa. Sabemos que quanto antes o diagnóstico é feito aumentam as chances de cura ou de convivência com a doença sem perder a qualidade de vida”, garante.

Enfermeiras recebem capacitação para diagnóstico precoce e DST/AIDS

De acordo com um levantamento prévio feito pelo CTA, para cada um portador de uma DST/AIDS, quatro pessoas podem estar contaminadas e desconhecem. “Este índice é alto porque não temos um grupo prioritário, já que o grau de vulnerabilidade é medido de acordo com a exposição ao sexo de cada pessoa”, revela.

Em parceria com a Saúde da Mulher e por meio da Rede Cegonha, o CTA, a partir de agora, deve intensificar a busca por gestantes com sífilis. “Sabemos que para estes casos, quanto mais cedo a doença for descoberta, mais aumenta a chance do bebê nascer saudável, chegando à margem de 98%”.

Apesar da descentralização do atendimento, sorologia e aconselhamento, os serviços continuam sendo oferecidos no CTA, rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo. Mais informações (11) 4586-2402 ou (11) 4527-3760.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/01/de-olho-no-diagnostico-precoce-saude-capacita-enfermeiras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original